segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CAMPEONATO NACIONAL 3ª DIVISÃO-SERIE D

CLASSIFICAÇÃO






1 AM PORTELA 45

2 DO RANGEL 37

3 OS INDEPENDENTES FA 30

4 LOULETANO DC 30

5 G OS INDEFECTIVEIS 28

6 SONAMBULOS FLA 21

7 SC VIANA 19

8 AD QUINTA CONDE 19

9 CF SASSOEIROS 18

10 GD ATALAIA 16

11 C BENFICA VRS ANTONIO 15

12 GD BARONIA 14

13 CPSB MESSINES 10

14 AD EVORA FUTSAL 0

CAMPEONATO NACIONAL 3ª DIVISÃO-SERIE D

15ª JORNADA






AD QUINTA CONDE 5 GD ATALAIA 3

OS INDEFECTIVEIS 3 SC VIANA 0

AM PORTELA 4 0S INDEPENDENTES FA 3

C BENFICA VRS ANTONIO 2 CF SASSOEIROS 5

DO RANGEL 4 CP SB MESSINES 2

SONAMBULOS FLA 2 GD BARONIA 3

LOULETANO DC 8 AD EVORA FUTSAL 1

campeonato distrital seniores masculinos-15ºjornada

CB Alcochete - 1 / UDR Qtª Conde -2


RC Vale Cavala - 2 / FC São Francisco - 4

CRD Miratejo - 12 / GDR Bº Laranjal - 4

ACD Cotovia - 5 / CDR Águias Unidas - 7

CR Piedense - 8 / CCD Paivas - 5

SCM Seixal - 6 / Juventude AC - 3

18.ª jornada

Vitória no regresso à Luz


A equipa de Futsal recebeu e venceu, este domingo, o Fundão por 3-0, em partida a contar para a 18.ª jornada do Campeonato Nacional da modalidade. Com este resultado, os “encarnados” continuam no topo da classificação.



Num jogo que marcou o regresso da formação benfiquista aos jogos na Luz, a bola só entrou por uma vez na baliza do Fundão no primeiro tempo. Gonçalo Alves marcou aos 11 minutos para as “águias”.



No segundo tempo, o Benfica confirmou a superioridade sobre o adversário, marcando por duas vezes. Quando faltavam 13 minutos para o fim da etapa complementar, Ricardinho rematou colocado para o 2-0. Passaram dois minutos e o brasileiro César Paulo também fez “o gosto ao pé”.







Com este resultado, a equipa comandada por Paulo Fernandes mantém-se no lugar mais alto da tabela classificativa. Na próxima jornada, o Benfica desloca-se ao terreno do Freixieiro.



Académica – Benfica, 0-0

Nulo penaliza a única equipa que quis vencer


A equipa de Futebol Profissional do Sport Lisboa e Benfica defrontou, este sábado, a Académica de Coimbra, no estádio Municipal da cidade dos estudantes, onde empatou a zero, numa partida alusiva à 20.ª ronda do Campeonato Nacional.







Para este desafio, e tendo como comparativo o jogo em Guimarães, o treinador Jorge Jesus optou por fazer três alterações no onze inicial. Uma forçada, saiu Luisão por castigo e entrou Jardel, e outras duas por opção, saíram Nolito e Rodrigo e entraram para os seus lugares Witsel e Bruno César.







Os primeiros 45 minutos foram de sentido único e até se poderia ter alugado meio-campo, tal foi a retenção defensiva por parte dos “estudantes”. O Benfica teve as despesas da primeira metade, com maior posse de bola e com as melhores oportunidades para inaugurar um “placard” que teimava em manter-se a zero.







Ainda as máquinas não tinham aquecido e já tínhamos um protagonista de seu nome Hugo Miguel. O árbitro não viu uma mão ostensiva de Cédric na grande área academista após centro de Bruno César e ficou uma grande penalidade por marcar (7´).







Decorriam 18 minutos e os benfiquistas presentes nas bancadas tiveram o primeiro ameaço de golo. Maxi Pereira subiu muito bem pelo seu corredor, centrou com conta e medida para Aimar que apareceu ao primeiro poste, desviou a bola, mas Peiser opôs com uma defesa por instinto.







No relvado só dava Benfica, com Pedro Emanuel a ver os seus futebolistas fechados a “sete chaves” no último terço do terreno, abdicando totalmente da vertente ofensiva do jogo. Apesar da maior avalanche atacante das “águias”, os pupilos às ordens de Jorge Jesus só voltaram a criar perigo à passagem do minuto 32. Matic cabeceou para nova intervenção do guarda-redes francês. Desta feita foi com o corpo.







O 0-0 ao intervalo penalizava a formação “encarnada”.







A segunda parte começou como acabou a primeira, com o Clube da Luz a ter uma soberana oportunidade para marcar. Nélson Oliveira entrou e quase foi feliz. Isolado por Aimar, ficou frente a Peiser e rematou muito perto da baliza.







O jovem avançado português estava endiabrado e aos 56 minutos esteve, de novo, perto de facturar. Maxi Pereira assistiu o número 16, que rematou para nova defesa do outro mundo de Peiser, a bola sobrou para o uruguaio que rematou para a baliza deserta, mas a defensiva da “briosa” afastou para canto. Oito minutos volvidos, novamente, os “encarnados” a acercarem-se da área da Académica. Livre de Bruno César, o esférico sobrou para Cardozo, que só com o guardião francês pela frente remata contra este.







Com as substituições, o jogo foi baixando de ritmo, mas a intensidade ofensiva por parte dos lisboetas não esmoreceu. Aos 82´, lançamento de linha lateral de Maxi Pereira e Nélson Oliveira, de primeira, rematou a centímetros do golo.







Apesar de ter sido a única equipa que quis ganhar, o Benfica sai do Municipal de Coimbra com um nulo e recebe o FC Porto na próxima sexta-feira, no Estádio da Luz, pelas 20h15.







O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze inicial: Artur Moraes; Maxi Pereira, Jardel, Garay, Emerson; Matic (Nélson Oliveira, 46´), Witsel, Bruno César, Gaitán (Nolito, 52´), Aimar (Yannick Djaló, 69´); Cardozo.



terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

19.ª jornada

V. Guimarães – Benfica, 1-0: Quando a bola não quer entrar…


O Benfica perdeu esta segunda-feira na deslocação ao terreno do Vitória de Guimarães por 1-0, em jogo da 19.ª jornada da Liga. O adversário marcou no único lance de perigo, penalizando a maior posse de bola e o domínio do futebol benfiquista ao longo do desafio.







Os minutos iniciais da primeira parte foram equilibrados, no entanto, o Benfica foi ganhando ascendente no desafio, criando consequentemente lances juntos da baliza do guarda-redes Nilson.





A primeira situação de verdadeiro perigo pertenceu a Nolito. Após um pontapé de canto, o espanhol surgiu sozinho no interior da área e rematou em direcção da baliza, contudo, a bola foi desviada por um jogador contrário (17 minutos). Numa excelente jogada do colectivo benfiquista, Gaitán também esteve perto do golo aos 24 minutos. O remate do argentino saiu ao lado.



A formação da casa, que não incomodou praticamente a baliza de Artur Moraes durante o primeiro tempo, acabou por chegar à vantagem num lance fortuito. Toscano marcou aos 37 minutos.







No segundo tempo, o Benfica encontrou um adversário unicamente preocupado em defender, ainda assim a equipa orientada por Jorge Jesus criou oportunidades suficientes para dar volta ao marcador. Os remates de Nolito (53’) e Cardozo (65’), por exemplo, foram travados pelo guarda-redes Nilson. Já Cardozo voltou a rematar, contudo, o esférico passou por cima da barra (79’).







No período de descontos, Nélson Oliveira podia ter marcado o golo do empate, mas a sorte continuou de costas voltadas.



Apesar deste resultado, o Benfica continua isolado no topo da tabela classificativa, dependendo de si para ser campeão nacional.



O Benfica apresentou a seguinte equipa: Artur Moraes; Maxi Pereira (Bruno César, 85’), Luisão, Garay e Emerson; Matic (Witsel, 58’), Aimar, Nolito e Gaitán (Nélson Oliveira, 87’); Rodrigo e Cardozo.



sábado, 18 de fevereiro de 2012

Juniores: Benfica dá a volta frente ao Sporting

O Benfica foi até Alcochete derrotar o Sporting por 3-2, operando uma sensacional reviravolta e entrando com o pé direito na fase final da 1.ª Divisão de juniores - onde oito equipas irão discutir o título nacional do escalão.




Na primeira partida sem o técnico Sá Pinto, agora a orientar a formação sénior, os jovens leões, comandados interinamente pelo ex-lateral Abel entraram com o pé direito e chegaram ao intervalo a vencer por 2-0, graças a dois grandes golos de Betinho (14' e 25'), que seria expulso aos 39'.



Com mais um elemento, os encarnados deram a volta na 2.ª parte, com um bis de Cafú, aos 52' e 58', (na foto) e outro golo de Ivan Cavaleiro (72').



Sporting-Benfica, 2-3

Fase final da 1.ª Divisão de Juniores, 1.ª jornada

Local: Academica Sporting/Puma



Marcadores: 1-0 (Betinho, 14'); 2-0 (Betinho 25'), 2-1 (Cafú, 52'); 2-2 (Cafú 58'); 2-3 (Ivan Cavaleiro, 72')



Sporting

Rafael Veloso; Ricardo Esgaio, Edgar Ié, Tiago Ilori e Michael Pinto (Bangna, 73'); João Mário, Carlos Mané (Rodolfo Simões, 57') e Edilino Ié; Betinho, Carlos Chaby e Altaír Júnior.



Treinador: Abel



Benfica

Bruno Varela; João Cancelo, Bernardo Lopes, Fábio Cardoso e Daniel Martins (Ivan Cavaleiro, 46'); Paulo Teles (Bernardo Silva (77'), Luciano Teixeira (João Teixeira, 50') e André Gomes; Cafú, Diego Lopes e Hélder Costa.



Treinador: João Tralhão



Disciplina: cartão amarelo a João Mário (27'), João Cancelo (32'), Luciano Teixeira (46'), Cafú (48'), Carlos Mané (50'), Agostinho Cá (67') Hélder Costa (85') e Ivan Cavaleiro (90'); cartão vermelho a Betinho (38')



Oitavos-de-final da prova

“Águias” eliminam Operário e seguem em frente na taça


A equipa de futsal do Sport Lisboa e Benfica defrontou, este sábado, fora, o Operário numa partida alusiva aos oitavos-de-final da taça de Portugal, onde triunfaram por 5-6, seguindo em frente na competição.







Os açorianos arrancaram melhor no jogo, adquirindo, desde logo, vantagem no marcador. O Benfica foi tentando equilibrar a contenda, mas saiu para o intervalo a perder, por 3-1, com o tento “encarnado” a ser apontado por Dentinho.







A segunda parte foi totalmente diferente da primeira. Os pupilos às ordens de Paulo Fernandes melhoraram alguns aspectos do jogo, passando para a frente do marcador. Os golos benfiquistas na segunda metade foram marcados por Davi, Diece. Joel Queirós e Dentinho bisaram na partida.







Com esta vitória, o Benfica segue para os quartos-de-final da taça de Portugal.



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

1.ª mão dos oitavos-de-final da Champions

Zenit – Benfica, 3-2: Decide-se tudo a 6 de Março


O Benfica perdeu esta quarta-feira com o Zenit por 3-2, em jogo a contar para a 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Apesar deste resultado, a equipa orientada por Jorge Jesus tem tudo para decidir a eliminatória no Estádio da Luz. O jogo decisivo é no dia 6 de Março.









A temperatura era muita fria, mas o calor do futebol benfiquista procurou desde cedo derreter as aspirações do Zenit. E nem a entrada extremamente violenta de Bruno Alves sobre Rodrigo atemorizou os “encarnados” (16 minutos). Mas fica o registo da entrada e a falta de coragem do árbitro, Jonas Eriksson, para tomar uma decisão consentânea com as regras do futebol, ou seja, expulsar Bruno Alves.







Após mais uma entrada fora de tempo de um jogador do Zenit, desta feita de Lombaerts e que não foi admoestada com o respectivo cartão amarelo, o Benfica logrou chegar à vantagem. Cardozo cobrou o livre para defesa incompleta do guarda-redes Zhevnov e que foi aproveitada facilmente por Maxi Pereira. Estava inaugurado o marcador (20 minutos).



A equipa da casa reagiu e conseguiu chegar ao empate aos 27 minutos, num lance concluído por Shirokov. Jorge Jesus foi obrigado a mexer na equipa dois minutos depois, fazendo entrar Aimar para o lugar do lesionado Rodrigo.









O treinador do Zenit, Luciano Spaletti, também operou uma alteração ao intervalo, com a entrada de Semak, mas o Benfica soube travar de forma mais consistente as acções ofensivas do adversário. O Benfica assentou o seu jogo, o que obrigou a formação russa a ter mais cuidados defensivos. Numa excelente jogada individual, Gaitán merecia melhor sorte no remate efectuado aos 56’. Cardozo, aos 69’, esteve muito perto de marcar, no entanto, o guarda-redes do Zenit defendeu. Do outro lado do campo e um minuto depois, o Benfica não teve a sorte do seu lado, já que a equipa russa colocou-se na frente.







A parte final foi imprópria para cardíacos, já que o Benfica conseguiu o tento da igualdade numa conclusão de Cardozo (86’). Tudo apontava para o empate no jogo da 1.ª mão, no entanto, Shirokov voltou a surgir em cena, dando a vitória aos russos.



Apesar deste resultado, a eliminatória está totalmente em aberto. No dia 6 de Março e com o apoio dos sócios e adeptos, o Benfica tem todas as condições para passar aos quartos-de-final.







O Benfica apresentou a seguinte equipa: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Emerson; Matic, Witsel, Bruno César (Nolito, 75’) e Gaitán (Miguel Vítor, 90’), Cardozo e Rodrigo (Aimar, 29’).

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CAMPEONATO NACIONAL 3ª DIVISÃO-SERIE D

CLASSIFICAÇÃO :






1 AM PORTELA 42

2 DO RANGEL 34

3 OS INDEPENDENTES FA 30

4 LOULETANO DC 27

5 G OS INDEFECTIVEIS 25

6 SONAMBULOS FLA 21

7 SC VIANA 19

8 GD ATALAIA 16

9 AD QUINTA CONDE 16

10 C BENFICA VRS ANTONIO 15

11 CF SASSOEIROS 15

12 GD BARONIA 11

13 CPSB MESSINES 10

14 AD EVORA FUTSAL 0

CAMPEONATO NACIONAL 3ª DIVISÃO-SERIE D

14ª JORNADA:






SC VIANA 4 AD QUINTA CONDE 1

OS INDEPENDENTES FA 8 G OS INDEFECTIVEIS 3

CF SASSOEIROS 1 AM PORTELA 3

GD ATALAIA 3 DO RANGEL 9

CP SB MESSINES 2 SONAMBULOS FLA 1

GD BARONIA 1 LOULETANO DC 2

AD EVORA FUTSAL 0 CASA BENFICA VRSA 14

CAMPEONATO DISTRITAL DESENIORES MASCULINOS -FUTSAL

CDR Águias Unidas - 5 / RC Vale Cavala - 6


GDR Bº Laranjal - 4 / ACD Cotovia - 7

CCD Paivas - 4 / CB Alcochete - 2

FC São Francisco - 2 / SCM Seixal - 2

UDR Qtª Conde - 1 / CRD Miratejo - 1



Juventude AC / CR Piedense

(Não se realizou devido a falta de policiamento)

ESPANHA E CAMPEA DA EUROPA FUTSAL

A selecção da Espanhola venceu o VIII Europeu de Futsal disputado na Croacia, na final a Espanha derrotou a Russia por 3-1. Depois de estar a perder por 0-1 até 34 segundos do final do encontro os Espanhois empatam jogando 5x4 e levam o jogo para prolangamento operando aqui a reviravolta no marcador para 3-1. A Espanha ganha o seu sexto titulo europeu, quarto seguindo.


Portugal chegou aos quartos de final perdendo com a Italia por 3-1.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Rodrigo de gala em mais uma noite de brilhantismo

A equipa de futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu este sábado o Nacional da Madeira por 4-1, no Estádio da Luz. Com este resultado, os comandados de Jorge Jesus mantêm a liderança na tabela classificativa com 48 pontos em vésperas de se deslocarem a São Petersburgo.








O treinador Jorge Jesus acabou por surpreender ao não colocar de início nenhum defesa direito de raiz. Porém, a equipa não sentiu esse facto e entrou com tudo, inaugurando marcador aos oito minutos por Garay após livre marcado por Aimar.







Quatro minutos volvidos, Nolito teve a possibilidade de aumentar a vantagem após excelente passe de Rodrigo, mas enjeitou-a. Estavam decorridos 14 minutos, e os “encarnados” juntavam mais uma ao rol de oportunidades desperdiçadas. Esta foi mesmo flagrante e só por manifesto azar não deu em golo. Aimar assistiu Cardozo que, de primeira, rematou ao poste para Rodrigo, na recarga, rematar ligeiramente ao lado.







Cheirava a golo na Luz e aos 21 minutos foi isso mesmo que aconteceu. Gaitán teve uma jogada individual de sonho, deixou vários adversários para trás, fez uma assistência para Cardozo e este ampliou a vantagem. Estava feito o 2-0!







O Benfica jogava bom futebol, o povo gostava, mas alguém quis ser protagonista à força e deu, de bandeja, um balão de oxigénio aos comandados de Pedro Caixinha, quando estes estavam encostados às cordas. O árbitro Jorge Sousa viu o que mais ninguém viu e assinalou falta de Emerson sobre Diego Barcellos (27´). Um minuto depois Claudemir reduziu a contenda.







As “águias” sentiram-se injustiçadas e isso viu-se nos minutos seguintes, com os jogadores da casa a não conseguirem carburar com a mesma “nota artística” como o tinham feito até então. Contudo, ao minuto 38, Nolito e Rodrigo desataram mais um nó na defensiva insular e construíram o 3-1 com que se chegou ao intervalo.







A etapa complementar começou de forma morna, parecendo que o desafio já se encontrava resolvido. Aos 59´, Gaitán fez um passe do lado direito do ataque que encontrou o pé direito de Nolito, mas o guardião do Nacional opôs-se bem, para dois minutos depois, o Benfica voltar a colorir o marcador. O espanhol Nolito assistiu Rodrigo que, quase sem ângulo, desferiu um pontapé cruzado e colocado, levando o esférico a “beijar” as redes. Que golo!







Nolito estava endiabrado e à passagem do minuto 70 teve uma jogada de elevado recorte técnico, deixou a bola para Cardozo que, de primeira, rematou ligeiramente por cima. Só dava Benfica e aos 81 minutos, o paraguaio teve no pé esquerdo a possibilidade de bisar através de uma grande penalidade, mas o remate saiu, uma vez mais, por cima da baliza de Marcelo.







Com uma exibição de “encher o olho”, os pupilos às ordens de Jorge Jesus viajam para a Rússia onde enfrentam o Zenit na próxima quarta-feira, num encontro a contar 1.ª mão dos oitavos-de-final da “Champions”.







O Sport Lisboa e Benfica apresentou o seguinte onze: Artur; Luisão, Garay, Emerson; Matic, Witsel, Nolito, Gaitán (Bruno César, 79´), Aimar (Miguel Vítor, 59´); Cardozo e Rodrigo (Nélson Oliveira, 74´).







quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Itália mais feliz

A Selecção Nacional de Futsal foi esta terça-feira eliminada do UEFA Futsal EURO 2012, ao perder frente à Itália, por 3-1, nos quartos-de-final.




Incapaz de bater este mesmo adversário nos 13 embates anteriores, a Equioa das Quinas voltou a cair perante a maldição transalpina. Arnaldo introduziu a bola na própria baliza logo a abrir a segunda parte, antes de Ricardinho empatar e de Saad Assis e de Alessandro Patias assinarem os tentos decisivos.



O encontro começou num ritmo elevado e Cardinal teve a primeira oportunidade para fazer funcionar o marcador quando estavam decorridos apenas 62 segundos, mas o seu remate saiu à figura do guarda-redes Stefano Mammarella. A Itália respondeu pouco depois num lance de laboratório, com Vampeta a apararecer à boca da baliza para fazer o último desvio, mas a sua tentativa saiu por cima da barra.



Os jogadores transalpinos faziam pressão alta e iam colocando problemas à organização ofensiva de Portugal, mas Ricardinho aproveitou uma perda de bola do adversário para servir o desmarcado Gonçalo Alves, cuja tentativa de "chapéu" não errou o alvo por muito. Mais tarde, foi Mammarella quem mostrou toda a sua qualidade ao conseguir desviar o remate com selo de golo de Paulinho.



João Benedito também se viu obrigado a responder presente perante a iniciativa de Vampeta, mas o profundo conhecimento mútuo ia mantendo o nulo. No entanto, o resultado só não sofreu alteração antes do intervalo porque Ricardinho, normalmente decisivo na área contrária, conseguiu desviar miraculosamente o disparo de Saad.



Portugal tinha subido de rendimento nas segundas partes dos seus dois anteriores jogos, mas a formação de Jorge Braz conheceu o reverso da medalha na pior altura. Com efeito, bastaram 49 segundos para a Itália ganhar vantagem, tendo Arnaldo feito autogolo quando tentava travar o passe de Saad.



A equipa das quinas via-se pela primeira vez em desvantagem neste Europeu, mas respondeu à altura do desafio e chegou ao empate três minutos depois. Vampeta perdeu a bola em zona proibida e Gonçalo serviu de imediato Ricardinho, que não perdoou de pé esquerdo.



A igualdade durou, porém, apenas cinco minutos, já que um momento de inspiração de Saad repôs a vantagem "azzurri", com a bola a entrar ao ângulo superior e a não dar hipóteses a Benedito. Portugal ainda tentou jogar com o guarda-redes avançado, mas uma perda de bola resultou no terceiro tento italiano, da autoria de Patias. Assim, serão os italianos a defrontarem a campeã Espanha nas meias-finais, que terão lugar na quinta-feira.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CAMPEONATO NACIONAL 3ª DIVISÃO-SERIE D

CLASSIFICAÇÃO






1 AM PORTELA 39

2 DO RANGEL 31

3 OS INDEPENDENTES FA 27

4 G OS INDEFECTIVEIS 25

5 LOULETANO DC 24

6 SONAMBULOS FLA 21

7 SC VIANA 16

8 GD ATALAIA 16

9 AD QUINTA CONDE 16

10 CF SASSOEIROS 15

11 C BENFICA VRS ANTONIO 12

12 GD BARONIA 11

13 CPSB MESSINES 7

14 AD EVORA FUTSAL 0

CAMPEONATO NACIONAL 3ª DIVISÃO-SERIE D

13ª JORNADA






OS INDEPENDENTES FA 8 AD QUINTA CONDE 3

G OS INDEFECTIVEIS 2 AM PORTELA 7

SC VIANA 0 DO RANGEL 1

GD ATALAIA 2 SONAMBULOS FLA 6

CP SB MESSINES 2 LOULETANO DC 3

GD BARONIA 8 CASA BENFICA VRSA 4

AD EVORA FUTSAL 4 CF SASSOEIROS 12

domingo, 5 de fevereiro de 2012

CAMPEONATO DISTRITAL SENIORES MASCULINOS -13ºJORNADA

CB Alcochete - 2 / CRD Miratejo - 2


RC Vale Cavala - 5 / GDR Bº Laranjal - 1

ACD Cotovia - 5 / UDR Qtª Conde - 3

CCD Paivas -9 / Juventude AC - 3

SCM Seixal - 4 / CDR Águias Unidas - 2

CR Piedense - 3 / FC São Francisco - 3

PORTUGAL 2 SERVIA 1

A Seleção Nacional vai manter-se assim em Zagreb, onde enfrenta na terça-feira o 2.º classificado do Grupo C (Itália ou Rússia), nos quartos-de-final da prova.




Portugal venceu a Sérvia, por 2-1, vencendo assim o Grupo D do Euro'2012.



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Portugal vence na estreia

A Selecção Nacional de Futsal deu um passo de gigante rumo ao apuramento para os quartos-de-final do UEFA Futsal EURO 2012, ao bater o Azerbaijão, por 4-1, no seu jogo de estreia no Grupo D.




Frente a um adversário que já tinha batido nas meias-finais do último Europeu, Portugal marcou dois golos no espaço de um minuto da primeira parte, através de Cardinal e Felipe (na própria baliza). Rajab Farajzade reduziu ainda antes do intervalo, mas Marinho e Ricardinho selaram o triunfo da equipa de Jorge Braz, que até já pode estar apurada quando defrontar a Sérvia no sábado.



O encontro começou a um ritmo frenético, com as duas equipas a tentarem chegar ao golo desde o apito inicial. E foi Portugal quem aproveitou a embalagem para marcar dois golos de rajada com apenas quatro minutos disputados. Ricardinho, que já tinha obrigado o veterano guarda-redes Andrey Tveryankin a uma fantástica defesa, esteve na origem do primeiro golo, com o seu remate inicial a proporcional a recarga vitoriosa de Cardinal.



O 2-0 surgiu apenas 43 segundos volvidos, quando João Matos tentou assistir Cardinal, acabando Felipe por fazer autogolo quando tentava o corte. O Azerbaijão parecia incapaz de parar a velocidade e a técnica do adversário, mas os comandados de Alesio foram, aos poucos, estabilizando o seu jogo e logaram mesmo reduzir pouco depois por intermédio de Farajzade, que fez a bola passar por baixo do corpo de João Benedito.



Cardinal não conseguiu concretizar em golo duas oportunidades de ouro para aumentar a vantagem portuguesa antes do intervalo, mas o Azerbaijão também chegava com perigo à baliza lusa, pelo que a incerteza no marcador e a qualidade do futsal praticado iam fazendo as delícias dos adeptos presentes na Arena Zagreb.



O equilíbrio foi a palavra de ordem no arranque da etapa complementar, com Vitaliy Borisov e Ricardinho a ficarem muito perto do golo em jogadas praticamente seguidas. Bem mais eficaz foi Marinho, que aproveitou uma boa assistência de Ricardinho para bater Tveryankin com um remate cruzado. O Azerbaijão tinha ainda 15 minutos para tentar evitar um jogo do tudo ou nada na última jornada, mas Portugal não mais vacilou e Ricardinho deu mesmo a estocada final com um fantástico "chapéu".