Muito se tem falado da sua saída do RC Vale Cavala e da ida para a AD Quinta do Conde, poderá nos contar exactamente o que aconteceu e como?
Bom, em primeiro lugar gostaria de deixar bem claro que sinto um grande orgulho por ter estado ligado a um Clube como o R.C.V.C. Tudo tem um ciclo e achei por bem que para melhor de todos os intervenientes, o meu ciclo no R.C.V.C. estava acabado. Os pormenores são pouco interessantes e só causariam discussão. Não pretendo que assim seja. Foram 3 épocas em crescendo, 95 jogos, 57 vitórias, 15 empates e 23 derrotas, metade delas no meu 1º ano. No final da época de 2005/2006 já tinha manifestado a minha intenção de sair mas, por uma ou outra razão, isso não aconteceu, acabando por continuar. Quero desde já agradecer a todos os que partilharam comigo as alegrias e as tristezas nestas ultimas 3 épocas e deixar um abraço amigo em especial ao Mister Amaral, o Homem que me deu a conhecer esta maravilhosa modalidade.
Depois da minha saída do R.C.V.C. a minha entrada na A.D.Q.C. foi simples. Fui ver um jogo, informei o Mister Rogério da minha saída numa conversa informal e recebi o convite para o ajudar. Como era a semana em que as duas equipes se encontravam, aceitei o convite na condição de só iniciar o meu contributo depois do referido encontro.
E assim foi. Estou de corpo e alma na A.D.Q.C.
- Como foi recebido na AD Quinta do Conde?
Falam que o povo Português é hospitaleiro e isso verificou-se na A.D.Q.C. Cordialidade e simpatia estiveram sempre presentes. Passado 1 mês sei que não fizeram esforço algum.
- Comparando as duas equipas, AD Quinta do Conde e RC Vale Cavala, quais são as diferenças entre ambas? E coisas em comum?
São duas Grandes Equipes, recheadas de bons atletas, comandadas por duas excelentes pessoas, amigos, com capacidades inatas para suplantar adversidades que são colocadas com alguma frequência num cenário de Campeonato Distrital.
Por respeito a ambas instituições não vou responder sobre as diferenças. Direi simplesmente que se fosse possível, a junção de ambas daria um clube de Futsal único do Distrito.
- A AD Quinta do Conde está a ter um excelente início de campeonato. São candidatos á subida?
A A.D.Q.C. é a equipa de Futsal que mais evoluiu neste últimos 3/4 anos. Esta é a minha opinião. Relembro que estava na extinta 2ª divisão em 2004/2005, subindo para colmatar a desistência de outros Clubes, adquirindo esse direito pela sua boa classificação, em 2005/2006 ficou a 3 pontos do Play Off, disputou e ganhou o Play Out no seu 2º ano de existência e 1º ano de 1ª divisão e em 2006/2007 participou no Play Off tendo vindo sempre a superar as classificações anteriores. A classificação deste ano é fruto do empenho que os jogadores têm tido e da confiança que têm demonstrado ter na equipa técnica. O plantel é forte, está forte neste momento, os resultados têm ajudado a que os níveis de confiança sejam altos, sabendo que os jogadores e a equipa técnica estão mais experientes. A conjunção destes factores faz com que a classificação seja esta.
Claro que somos candidatos ao título. Na minha vida particular e profissional só trabalho para vencer. Neste meu Hobby é igual e os jogadores sabem disso.
Já agora e se me é permitido gostaria de deixar aqui uma mensagem para todos os atletas.
"Todo mundo conhece um vencedor, ele não tem vergonha das suas limitações, mas principalmente não tem vergonha de comprometer-se com o que faz.
Quando não sabe pergunta,
Quando não pode não promete,
Quando promete cumpre,
Quando sabe assume,
Quando assume faz.
Tornar-se um atleta especial é deixar de ser mais um como os outros"
- Fala-se da possível saída do GK Danny para o CR Piedense na aberta de transferências de Inverno. Será uma grande perda, ou a equipa será capaz de suplantar esta saída?
Todos conhecemos o valor do Danny. Na minha opinião está entre os melhores G.R. do distrito de Setúbal. Se é 1º ou 5º é indiferente, mas a sua experiencia, a confiança que transmite aos colegas, a dificuldade que cria ao adversário para o ultrapassar faz com que seja dos melhores. Não me parece que vá sair.
- Como descreve o actual nível da 1ª Divisão Distrital? Melhorou ou está pior que o ano passado?
Pelas estatísticas, a media de golos por jogo e os golos marcados durante um campeonato tem vindo a decair ao longo das épocas. Em 2006/2007 marcaram-se menos 119 golos que em 2004/2005.A média de golos por jogo baixou de 10 para 7.44.
Houve evolução. É a minha leitura. Os jogadores estão mais experientes, mais disciplinados tacticamente, conhecem melhor as suas capacidades, os planteis estão mais homogéneos, mais trabalhados tacticamente, os treinadores estão mais experientes, têm mais conhecimento, o Futsal tem vindo a ser trabalhado tacticamente, tanto defensivamente como ofensivamente, portanto o nível tem vindo a melhorar ao longo das épocas.
- Caso a ADQC consiga a subida aos Nacionais, este será um projecto para continuar/avançar?
Serão precisos apoios, entre outras coisas! Acha que é um projecto viável? Acha que é um projecto para seguir em frente?
Esta é uma pergunta que só a direcção do Clube saberá responder.
Todos os projectos são viáveis quando se acredita e se trabalha. Um dos exemplos é o projecto Mais Futsal. Acreditar que se consegue e trabalhar para se conseguir.
- Que desejo tem para o Futsal Distrital para o ano 2008?
O ano 2008 engloba parte de 2 épocas. Parte final de uma e inicial de outra. Desejo que o Europeu tenha despertado nos jovens o gosto pela modalidade, que tenham locais para praticarem, que sejam acompanhados por pessoas credenciadas para o fazer. Desejo que a nossa Associação aceite esta modalidade como uma modalidade distinta do Futebol de 11, com características próprias, dando oportunidade aos clubes de a praticarem. Desejo que se trabalhe arduamente para tornar o Futsal deste distrito numa modalidade capaz de lutar de igual para igual com as outras.
Por fim gostaria de desejar um Feliz Natal e um Ano Próspero a todos.
fonte-mais futsal.org