quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Futsal: raça de campeão


tarde de quarta-feira ficou marcada pela recepção do Benfica ao Freixieiro, um jogo na ressaca da participação europeia em Itália. A tarefa não se adivinhada nada fácil, estando pela frente uma das melhores equipas deste campeonato.

Galvanizado pelo pavilhão quase cheio, o Benfica entrou muito bem na partida, Gonçalo Alves obrigou logo Toni a grande defesa, mas aos 3 minutos de ângulo muito apertado desferiu um remate de belo efeito para o primeiro golo da tarde, muito festejado por jogadores e público. Este golo retirou algum ímpeto ao Benfica e nos minutos seguintes o equilíbrio tomou conta da partida, com Zé Carlos a notabilizar-se com 2 excelentes defesas e com Arnaldo a ser demasiado colectivo, isto é, assistiu Costinha num lance em que se esperava a finalização do camisola 6.


Deslizes antes do intervalo


Aos 15 minutos o Benfica chegou ao 2-0. Remate cruzado e forte de Amandus com Zé Maria a fazer a emenda ao 2ºposte. Esperava-se que o Benfica conseguisse aguentar este resultado até ao intervalo, mas 2 desconcentrações custaram muito caro. Primeiro num lançamento directo de Toni, Cardinal surgiu nas costas da defesa e rematou à meia-volta apanhando Zé Carlos em contra-pé, mal batido o capitão do Benfica. E já na entrada para o último minuto, reposição lateral de Júlio César para o coração da área, onde Costinha deixou escapar Cardinal nas costas, para o bis do 9 de Matosinhos.


Reentrar a marcar


Logo no recomeço da primeira parte Ricardinho atirou uma “bomba” à barra da baliza de Toni e pouco depois em poucos segundos o Benfica sofreu 2 faltas, e na 2ª saiu mais um lance do “Laboratório da Luz” para golo: Arnaldo recebeu isolado sobre a direita na área e em vez de rematar assistiu o ainda mais isolado Ricardinho para o outro lado, onde o 10 encostou para o 3-2.


Os postes, o cansaço e o suor...


Com a partida sempre bem viva, disputada a alto ritmo, Ricardinho ia tentando desequilibrar: aos 28 minutos num remate verdadeiramente fenomenal, acertou na barra originando um enorme bruá no Pavilhão. Cerca dos 30 minutos começou-se a notar de forma muito evidente o cansaço nos jogadores do Benfica, com a necessidade de rodar constantemente a equipa. Neste período o Freixieiro dominou e empatou o jogo, num lance em que Israel apareceu bem na ala esquerda e tranquilamente fez golo. Alguns minutos volvidos, o Freixieiro cometeu a 6ªfalta, mas na marcação Ricardinho escorregou no suor acumulado na pista...


Há jogo até ao fim!


Já nos últimos 2 minutos (já com muitos "apressados" a ir para o futebol...) foi a vez de Arnaldo acertar no poste, e pouco depois Cardinal obrigou Zé Carlos a defesa de recurso. O Freixieiro parecia interessado no empate, com o treinador a mandar o seu guarda-redes atirar-se para o chão para quebrar mais o ritmo do jogo... Mas a 7 segundos do fim fez-se justiça à raça do campeão, com Ricardinho a fazer uma recarga oportuna a um remate interceptado e levando ao delírio o pavilhão! De seguida uma nova desconcentração defensiva podia ter custado caro ao Benfica, mas a vitória não fugiu, colocando o Benfica em 2ºlugar, a 3 pontos do 100%vitorioso Belenenses. No próximo Sábado o Benfica efectua o último jogo oficial antes da pausa do campeonato para o Euro 2007, com a tradicionalmente muito complicada deslocação ao Pavilhão do Instituto D.João V.

Ficha de Jogo
Campeonato Nacional FutSagres 2007/8 – 6ªJornada
SL BENFICA 4 – 3 AR FREIXIEIRO (2-2 ao intervalo)
Pavilhão EDP, cerca de 1400 espectadores
Árbitros: Paulo Macau e Armando Veríssimo


Benfica: Zé Carlos (Cap); Zé Maria (1), Gonçalo Alves (1), Costinha e Ricardinho (2). Arnaldo, Rogério Vilela, Miguel Almeida e Amandus.
Não jogaram: Carlos Paulo; João Marçal e Ricardo Pereira.
Treinador: Nélito (por castigo de Adil Amarante)


Freixieiro: Toni; Ivan (cap), Israel (1), Nené e Wilson. Dan Dan, Júlio César e Cardinal (2).
Não jogaram: Rui Rocha; Ricardo, Paulinho e Miguel Mota.
Treinador: Joaquim Brito


Disciplina: Cartões amarelos a Costinha e Ricardinho; Ivan e Cardinal.


Marcha do marcador: 1-0 Gonçalo Alves (3‘); 2-0 Zé Maria (15‘); 2-1 Cardinal (17‘); 2-2 Cardinal (19‘); 3-2 Ricardinho (21‘); 3-3 Israel (36‘); 4-3 Ricardinho (40‘).

Sem comentários: