Futsal Navi é uma das principais revistas da modalidade em todo o Japão, trazendo tudo sobre a primeira Liga de Futsal Japonesa e informações sobre os clubes participantes. A cada edição o povo japonês pode conhecer mais um pouco do ídolo Falcão, que faz muito sucesso na Terra do Sol Nascente.
Futsal Navi - Você já é jogador profissional há muito tempo, como foi esse anos de carreira para você?
Falcão - Quem vê de fora não sabe como é o ano a ano, o que se passa, são muitos compromissos que individualmente a gente passa todos os dias, eu fui evoluindo técnicamente, táticamente no decorrer dos anos, a cobrança sempre foi aumentando a cada ano que passava, mas eu tive um processo muito bom, desde de novo já tive uma responsabilidade muito grande dentro dos grupos que atuei, então eu não mudaria nada do que aconteceu na minha carreira.
Futsal Navi - O seu estilo de futsal mudou comparado aos anos anteriores?
Falcão - Mudou, principalmente táticamente, antes era muito focado nas jogadas, o pessoal não via que eu fazia gols também, eu fui provando ao longo do tempo que além das jogadas eu continuava fazendo gols, sempre fui artilheiro dos campeonatos que disputei, mas quando eu apareci no profissional ficou aquela coisa da habilidade e ninguém via o número de gols que eu fazia, hoje eu estou perto de ser o maior artilheiro de todos os tempos, então eu evolui táticamente, aprendi a enchergar o jogo, aprendi à analisar cada adversário, hoje em todos os jogos, o Ferreti o Marcão sempre sentam comigo, para gente conversar de como eu acho que deve jogar, como eu vejo o adversário.
Futsal Navi - Qual é o seu segredo para manter o nível físico durante tanto tempo?
Falcão - Eu sou um jogador que não machuca muito, tenho um trabalho diferenciado com o treinador físico João, eu não treino no mesmo ritmo dos jogadores de 20 anos, hoje estou com 32, as vezes eu treino um período só, priorizamos a musculação, a acadêmia, então isso vem mostrando que quanto menos eu treino mais eu rendo, melhor treinar menos porém mais intenso do que treinar em quantidade.
Futsal Navi - No aspecto psicológico sua forma de pensar também mudou?
Falcão - Mudou bastante, eu sempre viso o grupo, chamo os meninos para estarem juntos, dar moral para eles, eu acho que isso faz a diferença.
Futsal Navi - O papel que você cumpre hoje dentro da equipe é diferente do que era antes?
Sim, hoje eu fui adquirindo uma liderança naturalmente, converso com os atletas, quando tem que conversar com a diretoria, então hoje além de dentro de quadra, fora dela também tenho a responsabilidade de brigar sempre em pról do clube.
Futsal Navi - Agora que você é experiente, que conselho você daria aos jogadores jovens?
Falcão - Primeiro que escutem os mais experientes, tentem aprender, hoje em dia a qualidade técnica caiu muito, você não consegue falar quem vai ser diferenciado lá na frente, na minha geração falávamos de Lenísio, Simi, Euler, Vinícios, Vander Carioca, entre outros, hoje você não consegue falar de muitos jogadores, então eu acho que os atletas jovens tem realmente que escutar os mais experientes para que evoluam cada vez mais.
Futsal Navi - Ao longo da sua carreira o cenário do futsal também mudou? Em que pontos por exemplo.
Falcão - Mudou na evolução do esporte, na parte de mídia, televisão, hoje nós temos um mídia muito boa a gente tem uma aceitação muito grande na tv aberta, principalmente quando eu faço jogos da seleção e a manutenção da tv fechada sobre a Liga Futsal que é um sucesso, o público em grande em quantidade nos ginásios.
Só precisamos de novos ídolos, e ainda hoje os ídolos são os jogadores mais antigos, nós temos que formar novos ídolos para que o esporte tenha uma sequencia boa.
FONTE :SITE DO FALCAO12
Sem comentários:
Enviar um comentário