sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Benfica - 1 Nuremberga - 0




Muita atitude e… Makukula
Ele já factura. Ariza Makukula foi o autor do golo com que o Benfica derrotou esta quarta-feira à noite o Nuremberga, dando fortes esperanças ao conjunto “encarnado” tendo em vista a qualificação para os oitavos-de-final da Taça UEFA.


Destaques na equipa do Benfica

Makukula – Inteligência e força
Entrou em campo ao lado de Óscar Cardozo e cedo se apercebeu que os centrais adversários encaixaram da melhor forma na marcação a ambos. Assim, inteligente, recuou um pouquinho no terreno, o que fez com que ganhasse poder de intervenção no jogo, acabando por ser o melhor complemento para as subidas de Rui Costa. E foi assim que ganhou espaço para aplicar o seu forte pontapé e dar a vitória ao Benfica, corria o minuto 42. Na meia-hora final foi o único ponta-de-lança e voltou a mostrar credenciais ao nível da luta e da inteligência de passe, destacando-se a abertura que isolou Di María na esquerda naquela que foi a jogada mais bonita da segunda parte.

Quim – Concentração decisiva
Duas defesa de qualidade – destacamos aquela, mesmo quase a terminar – revelaram, mais uma vez, que atravessa um fabuloso momento de forma. Num jogo em que foi um mero espectador, acabou por responder com eficácia nos momentos em que foi chamado a mostrar créditos. Um craque na baliza, cada vez mais a merecer oportunidades na equipa principal da Selecção Nacional.

Rui Costa – Arte em movimento
Numa partida muito mecânica e em que os sistemas tácticas se sobrepuseram aos talentos, Rui Costa foi o homem em destaque em termos de construção de jogo, retendo a bola quando necessário e soltando-a nos timings e espaços certos. O melhor exemplo disso surgiu aos 42’, quando, depois de passar por dois adversários, em slalom, serviu Makukula para este rematar a contar. Sempre a jogar a partir da linha do meio-campo, ganhou visão de jogo e combinou bem com Petit na procura de espaços de forma a servir os alas e os avançados. No entanto, este era um jogo complicado para grandes rasgos.

Sem comentários: