sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Entrevista a Rogerio Gaspar no Mais Futsal


O Mais Futsal fez uma entrevista ao treinador da ADQC ROGERIO GASPAR :

1 – Como está a correr a época da AD Quinta do Conde? Esperava estar em 1º lugar, nesta altura do campeonato?

A época tem corrido bem, temos conseguido uma prestação positiva, podendo-se até considerar que estamos a superar as expectativas mais optimistas.
Esperava estar nos primeiros lugares do campeonato, mas concretamente em segundo lugar em igualdade pontual com o primeiro classificado e maior candidato ao título eu não esperava.

2 – Muitos dizem que a ADQC é a principal candidata ao título da 1ª Divisão Distrital. Os jogadores e equipa técnica estão preparados para assumir ou por lutar pelo 1º lugar?

Como disse anteriormente, na minha opinião o mais sério candidato à subida é o Vale Cavala, embora todas as equipas da primeira metade da tabela classificativa, ainda estejam em condições de lutar pelo título de Campeão Distrital.
Em relação à 2ª parte da sua pergunta, o que lhe posso dizer é que neste momento e devido não só ao nosso desempenho desportivo, mas também por muitas coisas que se lêem e ouvem, o objectivo passa por atingir o 1º lugar, pois queremos provar que o facto de estarmos onde estamos não é obra do acaso mas sim fruto de muito trabalho de todos nós, ao contrario do que dizem algumas pessoas.

3 – Com as entradas de jogadores experientes e com experiência nas lides do nacional, a ADQC formou este ano uma equipa muito coesa e homogénea para lutar pelos primeiros lugares. O que nos pode falar sobre os reforços desta época?

Os nossos reforços são antes de mais excelentes pessoas que permitiram melhorar ainda mais o fantástico ambiente de balneário que nós já tínhamos.
Depois são inegáveis e inquestionáveis as suas qualidades como atletas o que nos permitiu valorizar ainda mais o nosso plantel de modo a podermos encarar qualquer jogo com o objectivo de alcançar os 3 pontos.
Conseguimos construir um plantel bastante equilibrado, jogadores para as mesmas posições com valor muito idêntico, embora com características algo diferentes, o que nos permite estruturar a equipa em função de cada adversário.

4 – E a entrada do treinador adjunto Vítor Paquete? Tem sido uma ajuda, e um apoio que talvez faltou nestas 3 épocas de ADQC do Rogério Gaspar?

A entrada do Vítor Paquete foi extremamente importante para a nossa estrutura técnica, pois é um técnico que possui vastos conhecimentos sobre futsal, para além de ser uma excelente pessoa que também tem contribuído imenso para o excelente clima de camaradagem reinante no seio do grupo.
Devo aliás assinalar que quer o Vítor Paquete quer o João Rosa têm-se revelado excelentes colaboradores e permitido que nós os três em conjunto consigamos desenvolver um trabalho profícuo com o objectivo de melhorar todos os dias a qualidade da nossa equipa.

5 – Como descreve o actual nível da 1ª Divisão Distrital? Melhorou, está pior? Concorda com o formato actual do campeonato?

Na minha opinião o campeonato está mais competitivo, as equipas estão cada vez mais evoluídas a nível técnico-táctico e repare que só uma equipa, ainda não ganhou qualquer ponto dentro do campo, pois todas as outras, incluído algumas que ainda estão a iniciar-se na modalidade, já mostraram valor para discutir os 3 pontos mesmo com as equipas mais experientes.

6 – Quais para si os principais candidatos ao título? Quais para si as melhores equipas do Campeonato? Surpresas e Desilusões?

Em relação à primeira parte da questão já lhe respondi anteriormente na questão Nº2.
Julgo que a triagem entre equipas mais fortes e menos fortes a própria competição já se encarregou de fazer até esta altura do campeonato, mas no entanto não se pode facilitar porque qualquer equipa da 2ª metade da tabela tem valor suficiente para discutir os 3 pontos em qualquer jogo.

7 – E relativo a jogadores? Como está o nível dos jogadores nesta época? Quais para si os melhores jogadores do campeonato e as maiores revelações?

O nível esta cada vez melhor, nota-se cada vez mais que os próprios jogadores apresentam uma excelente evolução técnico-tactica
Para mim os melhores jogadores do campeonato são aqueles que constituem o plantel da minha equipa.
No entanto na minha modesta opinião existem alguns jogadores noutras equipas que se têm destacado e passo a enumerar alguns que tenho gostado de ver jogar:
Serginho (CCD Paivas), João Rodrigues (Indefectíveis), Luís Ramalho (Miratejo), João Carlos (São Francisco), Rui Liberato (Águias São Gabriel) e Heldinha (UD Quinta do Conde).

8 – E a arbitragem a nível distrital? Como acha que está? A maioria dos treinadores e dirigentes afirma que a cada ano que passa, a classe da arbitragem está cada vez pior. Concorda?

Aqui esta uma pergunta muito difícil, que eu por agora prefiro não aprofundar para não ser mal interpretado, porque a minha equipa já foi acusada diversas vezes em certos espaços da Net de ser beneficiada pela arbitragem, que se eu fosse agora falar, poderia gerar discussão e alimentar polémicas e não é esse o meu objectivo.
Em relação à arbitragem, só gostaria de pedir às pessoas responsáveis pelas nomeações que tenham mais cuidado ao efectuarem as mesmas, pois parece-me incompreensível a mesma dupla ser nomeada dois jogos seguidos para a mesma equipa e não vou referir nomes nem de árbitros nem de instituições.

9 – Que desejo tem para o Futsal Distrital para o ano 2008?

Acho que esta na hora da FPF e particularmente da AFS começarem a olhar para o Futsal com outros olhos, começarem rapidamente a dar-lhe o devido valor, para que a modalidade torne-se cada vez mais independente do Futebol.
Gostava que surgissem mais equipas a apostar no Futsal, apesar de estar consciente que esse aparecimento esta cada vez mais dependente de apoios financeiros.


Antes de terminar gostava de dar os parabéns à equipa do Mais Futsal pelo excelente trabalho que tem feito pelo desenvolvimento do Futsal Distrital e agradecer a oportunidade que me concederam para dar esta entrevista.

Fonte: MAIS FUTSAL

Sem comentários: