segunda-feira, 14 de julho de 2008

Ricardinho responde....




FUTSAL
EXCLUSIVO: Os adeptos perguntaram... Ricardinho respondeu
«O Benfica é a minha segunda família»

Ricardinho, um dos melhores jogadores de sempre do futsal nacional, dá cartas também fora de campo, pela sua cativante forma de ser. Talvez por isso, muitas foram as perguntas que os adeptos quiseram enviar, via Site Oficial do Benfica. O craque respondeu com todo o gosto. Aqui lhe apresentamos o resultado final de uma entrevista muito especial.

-----------------//-----//-----------------

O que significa o Benfica para ti?
Ricardinho - «Para mim, o Benfica deixou simplesmente de ser o clube que eu representava para se tornar na minha casa, na minha segunda família. É um clube muito grande que merece o respeito e empenho de todos os atletas que o representam».

Como foi ganhar o título de campeão nacional com a camisola do Benfica?
Ricardinho - «Foi muito bom. Foi a época mais complicada que passei em toda a minha carreira até ao momento. No final, conseguirmos ser campeões nacionais é, sem dúvida, motivo de grande orgulho».

Continua assim e também no Benfica, claro.
Filipe
Vila Nova de Famalicão

-----------------//-----//-----------------

Olá Ricardinho.
Primeiro de tudo, queria felicitá-lo pelo título nacional conquistado no Pavilhão da Luz, onde eu estive presente, sempre a apoiar a equipa até ao apito final.
Sou grande admirador seu desde que jogava no Miramar. Ainda me lembro muito bem de um jogo em que fez um 'cabrito' espectacular a um adversário. Eu admiro imenso as suas qualidades e, inclusive, tenho o seu livro, onde já aprendi também muitas das suas técnicas.

A minha pergunta é a seguinte: onde é que você se inspira para 'formar' novas técnicas?
Ricardinho - «Sinceramente, nem eu sei bem ao certo onde vou buscar tanta fantasia, mas, como digo normalmente, sou uma mistura de Ronaldinho com Cristiano Ronaldo e Deco (risos).Gosto de observar e depois acabam por acontecer algumas das fintas como as que faço em campo».

Um grande abraço de um fã
Tiago Cândido

-----------------//-----//-----------------

Gostas de estar no Benfica? Mudarias para outro clube que não o Benfica se fosse só por dinheiro?
Ricardinho - «Adoro estar no Benfica, nunca faltei ao respeito ao clube e é um orgulho representá-lo. Tenho muito a agradecer ao Benfica. Se mudaria para outro clube só por dinheiro!? É difícil responder-te porque sou um jogador ambicioso e que gosta de grandes projectos e, acima de tudo, de ganhar. O dinheiro não é tudo, mas, infelizmente, o dinheiro tem muita força. Mas não mudaria simplesmente só por dinheiro».

Ana Mendes

-----------------//-----//-----------------

Olá Ricardinho, com que idade é que começaste o futsal?
Ricardinho - «Comecei com 14 ou 15 anos no Gramidense».

Eu tenho 15 anos e gostava de começar mas como moro na Suíça e que aqui não há clubes de formação, não dá.
Hugo Terroso
Lausanne, Suíça
Sócio nrº. 159190

----------------//-----//-----------------

Antes da pergunta, queria felicitar-te pela conquista do bicampeonato por parte da equipa de futsal do Benfica no qual foste peça fundamental.

A pergunta é: até que idade tencionas jogar futsal profissional?
Ricardinho - «Até onde Deus me deixar! Espero jogar futsal por muitos anos, mas só Deus sabe até quando. Por mim, era até aos 40, mas as pernas têm de aguentar. Mas nós, jogadores, sabemos quando as pernas não dão mais ou quando ainda somos úteis à equipa. Quando isso deixa de acontecer, saímos. Mas posso dizer que quero abandonar, não só a selecção, como o clube que representar, sendo vencedor de algum troféu colectivo».

Forte abraço
Viva o Benfica
Hugo Caseira

-----------------//-----//-----------------

Olá Ricardo. Desde já quero-te dar os parabéns pelo excelente jogador que és. És um grande orgulho para o futsal Português.

Achas que neste momento o Benfica tem capacidade para discutir com outros clubes o título de campeão europeu de futsal?
Ricardinho - «Sinceramente, e infelizmente, acho muito complicado um dia o Benfica ou qualquer outro clube português ser campeão europeu. Não quero dizer que não tenha vontade ou não acredite na nossa equipa e que possamos chegar lá, longe disso. Mas, simplesmente, acho que é complicado».

Um grande abraço
Vitor Martinho
Pontinha
Sócio nrº. 157730

-----------------//-----//-----------------

Ricardinho, quais as expectativas para a próxima época, quer a nível nacional como internacional, com a participação nas competições europeias?
Ricardinho - «A nível nacional não nos passa mais nada pela cabeça senão ganhar todas as competições possíveis, pois o Benfica é uma potência nacional e, como digo sempre, desde que entrou para a modalidade fez história. Por isso, espero que assim continue. A nível internacional, acho que temos de pensar grupo a grupo e tentar chegar o mais longe possível, levando sempre longe o nome do Glorioso e tentando atingir a Final Four da UEFA Cup».

Em relação à selecção nacional, quais serão as hipóteses de Portugal no Mundial que se avizinha?
Ricardinho - «Acho que temos todas as hipóteses de estar na fase seguinte, mas Mundial é Mundial e todas as selecções se preparam mais do que nunca para esta competição. Há sempre surpresas pela positiva e pela negativa e espero que Portugal surpreenda pela positiva e que chegue à grande final».

Jonathan Ribeiro
Carnide, Lisboa

-----------------//-----//-----------------

Ricardinho, vais continuar de águia ao peito na próxima época e, deste modo, ajudar-nos a conquistar o tricampeonato?
Ricardinho - «Todos sabem que amo jogar no Benfica, sem dúvida, mas também sabem que tenho vários objectivos, além de sonhos, para realizar, e quero muito um dia jogar em Espanha. Tenho tido várias propostas, desde o Barcelona ao El Pozo e ao Dínamo, entre outros, mas não será fácil levarem-me para fora. Além de estar bem no Glorioso, quero ganhar títulos e para sair para fora tenho de ir para um clube vencedor e com um plantel vencedor. Acho que ainda não chegou a proposta certa que satisfaça ambas as partes! Só Deus sabe o meu futuro».

Carlos Campos

-----------------//-----//-----------------

Quando estás a jogar e fazes aquelas bicicletas não tens medo de te aleijares?
Ricardinho - «Sinceramente, durante o jogo nem me lembro se me vou magoar ou não, mas sei que no fim dos jogos tenho sempre dores ou marcas… mas é por um bom motivo».

Boas férias
Beijos e tudo de bom
Helena Dantas
Lisboa
Sócio nrº. 42.358

-----------------//-----//-----------------

Olá, eu chamo-me Diogo Vieira e a pergunta que eu te quero fazer é:

Como é que se sente antes do início de um jogo no Pavilhão da Luz cheio?
Ricardinho - «Bem, muito bem. Orgulhoso e satisfeito. É um misto de emoções maravilhosas que só sente quem joga, pois sentimo-nos importantes, sentimos que podemos dar alegrias a todas aquelas pessoas, que nos querem ver felizes, que nos querem ver jogar, que pagam para nos apoiar, que estão sempre lá. Só pensamos vê-los felizes e em ver todo o nosso esforço compensado com a alegria de todos aqueles que nos apoiam».

Diogo Oliveira
Sacavém

-----------------//-----//-----------------

Ricardinho:
1 - Para si, qual foi o melhor golo que marcou ao serviço do Benfica?
Ricardinho - «Complicada a pergunta... mas considero ter sido um que marquei ao Alpendorada, de cabrito, no Pavilhão».

FONTE:SITE SPORT LISBOA E BENFICA

Sem comentários: