domingo, 1 de março de 2009

Grande gala


Uma noite com muita alma (benfiquista)

Quando o filho do inesquecível Manuel Bento subiu ao palco para, em lágrimas, agradecer os intensos aplausos de uma erguida e emocionada plateia, a Gala do 105.º Aniversário do Sport Lisboa e Benfica elevou-se a um patamar inexplicável. Para lá de uma festa, para lá de um espectáculo, para lá da reunião entre benfiquistas, tornou-se, nesse ponto alto, em pura alma.

A mesma alma com que Luís Filipe Vieira ilustrou o objecto do seu "espírito de missão": os sócios. Mensagem mais forte de um presidente que abriu, com um emotivo discurso, uma noite em que a família benfiquista encheu o Salão Preto e Prata do Casino Estoril. Vieira garantiu "rigor", "amor à camisola" e continuidade no investimento em "condições de trabalho e no eclectismo", tendo até garantido que, caso o Benfica seja campeão, também irá festejar a Angola. Os benfiquistas daquele país fizeram-se mesmo representar na festa, via Sport Luanda e Benfica.

Heróis como vós

E foi de África (não de Angola, mas sim de Moçambique) que vieram, há muitas décadas, dois dos ícones maiores da história do Benfica. Coluna e Eusébio, ambos em palco, num emotivo momento em que o "Velho Capitão" chegou a dirigir-se ao "Pantera Negra" lembrando-lhe, em jeito de brincadeira, que muito lhe tinha ensinado enquanto este era ainda um catraio.

O Prémio Mérito e Dedicação, endereçado a Mário Coluna, foi recebido de joelhos, com o antigo pulmão do meio-campo benfiquista a emocionar-se e a agradecer a toda a família "encarnada" enquanto era aplaudido de pé. E, claro, também de pé foi aplaudido Eusébio, distinguido com o Prémio Carreira. E o melhor jogador luso de todos os tempos pediu mesmo o título aos seus sucessores, bem como a manutenção da atitude registada ao longo dos jogos e capacidade de acreditar na glória.

Chamemos-lhe... eclectismo

Numa noite em que ao palco subiram tantos e tantos heróis da actualidade (e eternidade) benfiquista, de registar a presença dos heróis paralímpicos e olímpicos. Estes últimos tiveram em Nélson Évora um representante de peso. Eleito melhor Atleta de Alta Competição, o "senhor ouro" dedicou o troféu ao seu pai e a "todos os benfiquistas".

O seu treinador, João Ganço, também subiu ao palco após ter sido nomeado com o galardão Cosme Damião para Melhor Treinador. E no rol de agradecimentos do técnico nem faltou, imagine-se, a sua sogra.

E já que falamos em agradecimentos, Goran Nogic (o basquetebol venceu na categoria de Formação, a qual é liderada pelo consagrado técnico) fê-los em relação a Carlos Lisboa, antes de explicar o valioso trabalho que tem sido levado a cabo por aquela secção. Mas, a nível das modalidades, foi o andebol o grande vencedor, tendo cabido ao "capitão" Luís Gomes receber o galardão e, apesar de muito emocionado, soltar palavras de agradecimento a todos os integrantes daquela secção que, como sabemos, regressou aos títulos nacionais na passada temporada.

A revelação e o consagrado

Chegados ao futebol, um dos momentos mais esperados da noite, Miguel Vítor viveu mais um episódio no sonho pessoal, tendo sido eleito a Revelação do Ano. O jovem central não esqueceu todos os elementos da formação com que trabalhou ao longo dos anos, além de ter exprimido um profundo agradecimento ao seu pai (companheiro de longas viagens entre Torres Vedras e Lisboa ou Seixal desde que, com 11 anos, Vítor integrou as equipas de formação do Benfica) e aos actuais companheiros de equipa. Da mesma forma, Katsouranis, Futebolista do Ano, exprimiu-se em bom português, para partilhar tal designação com os seus colegas de balneário.

E é entre o balneário, o ginásio, a relva e as salas de informática que trabalha, com sucesso, o Laboratório de Optimização do Rendimento Desportivo (galardoado com o prémio Inovação), enquanto, um pouco por todo o universo do clube, a Benfica TV (distinguida enquanto Projecto do Ano) leva ao mundo (incluindo a Casa do Benfica da Bairrada, eleita com o prémio de Casas Filiais e Delegações) as imagens que fazem o passado e o presente de um clube que não deixa de "fabricar sonhos".

Sem comentários: