domingo, 27 de setembro de 2009

Nova goleada..........


Benfica de mão cheia

Ante um duríssimo Leixões (quase 30 faltas), o Benfica embalou para nova goleada na Liga Sagres. Um justíssimo 5-0 frente a uma equipa que terminou reduzida a nove elementos devido à incapacidade de parar, dentro da lei, a arte e engenho dos "encarnados". Os mais de 43 mil presentes na Luz puderam pular, gritar e desfrutar de um Benfica que quando eleva o ritmo é realmente dono e senhor da pista...

Feitiço contra o Feiticeiro

Quando na madrugada do jogo, Cardozo permitiu a defesa do guardião adversário e a bola sobrou para Maxi Pereira que acertou no poste, perdendo-se a oportunidade de recarga nos pés do atónito Saviola...

tornou-se perceptível que o Benfica não teria vida fácil. Este era um daqueles jogos talhados para fazer benfiquista sofrer, não só por esse lance de azar, como também pela configuração com que o Leixões se apresentou na Luz. Uma equipa pressionante, bem estruturada defensivamente e preocupada em não deixar jogar, fosse de que forma fosse.

Depois desse lance, verificou-se um período de seca atacante, tudo por culpa das constantes interrupções de um jogo onde os jogadores do Leixões entravam durinho sobre os adversários e ainda... se lesionavam. Tudo esmiúçado, e eis que o Benfica pouco tempo tinha para produzir futebol de qualidade. Mas o feitiço virou-se contra o feiticeiro quando Pouga viu o segundo amarelo a cerca de um quarto de hora do intervalo.

O Leixões entrou em "modo" autocarro e o Benfica começou a carregar no acelerador, além de ganhar as segundas e as terceiras bolas.

Adivinhava-se o golo. Algo que poderia ter acontecido aos 36', não fora o árbitro João Capela perdoar uma grande penalidade clara num lance em que Tucker derrubou Ramires. Pouco depois foi Saviola a servir Aimar de calcanhar, mas o "dez" atirou ao lado. O mesmo Aimar redimiu-se quando, já em período de descontos, marcou um livre lateral de forma perfeito, cabendo a David Luiz o dom de encostar para o fundo das redes e levar ao rubro os mais de 43 mil presentes na Luz.

Festa na Luz

O Benfica entrou a todo o gás na segunda parte e Aimar (que grande exibição) deu espectáculo ao penetrar pela defesa contrária com toques de classe. Nuno Silva é que não foi de modas e carregou o argentino, vendo o vermelho e dando a Cardozo a oportunidade de encher o pé. O Benfica arrumava a questão aos 55'. Depois, foi hora de dar descanso a Javi García, a Saviola e a Aimar.

Mas a equipa não deixou de continuar a dançar ao ritmo dos golos, com o "fantasma" Ramires a surgir ao segundo poste para apontar o seu quarto golo na Liga, aos 75', após centro largo de César Peixoto. Também na direita nasceu, cresceu e viveu o 4-0 do Benfica. Um tiro cruzado de Maxi Pereira. E a Luz foi ao rubro novamente. A mão cheia chegaria aos 88', quando Peixoto voltou a assistir, desta feita para a fulgurante entrada de cabeça de Cardozo, naquele que foi o seu sétimo golo no campeonato.

Mais uma goleada de um Benfica de sonho que já superou a barreira das duas dezenas de golos em seis jogos na Liga Sagres. O Benfica consolidou a perseguição ao líder Sp. Braga e ainda conseguiu alargar a distância pontual relativamente ao Sporting. Sem dúvida um arranque de época a todo o gás desta equipa de Jorge Jesus.

DESTAQUES:

Aimar - Nível internacional
Sempre em jogo, sempre dono e senhor dos processos ofensivos da equipa e muitas vezes o segundo trinco, tal o sentido guerreiro. Acelerado pela chamada à selecção argentina, mostrou um futebol alegre e que fez a diferença ante um adversário muito duro. Deu o golo a marcar a David Luiz, foi carregado em plena área no lance do 2-0. Enfim, sempre que deu velocidade ao seu jogo, a defesa leixonense parecia um queijo suíço. Saiu aos 74', sob ovação.

David Luiz - Vulcão
Abriu o marcador, num golo de cabeça, perto do intervalo, depois de perceber onde Aimar iria colocar a bola num livre lateral. Foi sempre um dos principais impulsionadores na construção de jogo do Benfica, mais parecendo um médio em muitas ocasiões. Em grande momento de forma. Em termos defensivos, pouco trabalho teve.

Ramires - Aparição do "fantasma"
Primeiro à direita, depois como médio defensivo e até como autêntico ponta de lança, Ramires... está em todo o lado. Por isso mesmo, marcou o seu quarto golo na Liga Sagres no mesmo jogo em que foi um dos principais recuperadores de bola do Benfica e também um municiador do ataque. O "fantasma" anda aí!

Sem comentários: