segunda-feira, 19 de abril de 2010

Académica-Benfica, 2-3

“Encarnados” passam exame de Coimbra

O Benfica venceu este domingo no terreno da Académica por 2-3 e ficou, assim, mais perto da conquista do título nacional. Faltam três jornadas e a equipa tem seis pontos de vantagem sobre o Sp. Braga.

Com a ausência de Luisão por castigo, o treinador Jorge Jesus optou por dar a titularidade a Sidnei. Mas as novidades não se ficaram por aqui relativamente ao último jogo com o Sporting. Maxi Pereira regressou ao lado direito da defesa após cumprir uma partida de suspensão, sendo que Aimar entrou para o lugar de Carlos Martins. Depois de ter sido titular no encontro com a Naval 1.º Maio, onde marcou dois golos e sofreu uma pequena lesão, Weldon regressou ao onze de Jorge Jesus, o que significa que Éder Luís foi preterido em relação ao dérbi da última terça-feira. Apesar de ter sofrido um traumatismo e entorse no tornozelo esquerdo contra o Sporting, Cardozo recuperou e foi titular frente aos “estudantes”. Já Ramires viu Ruben Amorim ocupar “o seu lugar” no lado direito do meio-campo.

O Benfica entrou de forma muito determinada no encontro, a pressionar a linha defensiva da Académica, chegando à vantagem logo aos dois minutos num cabeceamento de Weldon.

Os visitados quase conseguiram igualar após a cobrança de um pontapé de canto, mas o guarda-redes Quim travou o cabeceamento de Luiz Nunes com uma grande defesa (8’). No ataque, o Benfica continuava a pressionar o mais que podia os jogadores da Académica e num desses lances o guardião Rui Nereu fez um alívio contra Weldon. A bola foi em direcção da baliza, mas o guarda-redes da casa conseguiu evitar o segundo golo das “águias” (21’). Aos 28 minutos aconteceu o lance polémico da primeira parte. É que a Académica chegou à igualdade num gesto irregular do jogador Diogo Gomes. Este dominou a bola com o braço antes de desferir o remate que acabou por surpreender Quim (28’).

Apesar deste lance, o Benfica manteve-se concentrado no seu jogo, começando novamente criar mais jogadas de perigo junto da área da Académica. Num lance desenvolvido pelo lado esquerdo, Di María entrou bem na área e colocou a bola em Weldon que fuzilou autenticamente Rui Nereu (41’). O brasileiro bisou na partida, festejando euforicamente com os adeptos do Benfica.

No segundo tempo, a Académica quase conseguiu a igualdade num cabeceamento fortuito de Éder, mas bola bateu no poste e saiu. Foi com já com Carlos Martins em campo que o Benfica teve duas excelentes situações para ampliar a vantagem. Weldon colocou a bola em Di María e este entrou na área com muito perigo, mas o remate foi defendido por Nereu (60’). Sem hipótese de defesa ia o pontapé de Carlos Martins, mas o esférico bateu com estrondo no poste da baliza da formação da casa (64’).

Os “encarnados” alcançaram o merecido golo da tranquilidade aos 80 minutos. Em mais uma excelente iniciativa pelo lado esquerdo, Di María cruzou para o interior da área onde surgiu Ruben Amorim a fazer o terceiro golo. Aos 88’, Tiero ainda reduziu num remate de muito longe.

Com este resultado na 27.ª jornada, o Benfica lidera a Liga portuguesa com seis pontos de vantagem sobre o Sp. Braga. O título está cada vez mais perto.

O Benfica apresentou a seguinte equipa: Quim; Maxi Pereira, Sidnei, David Luiz e Fábio Coentrão, Javi Garcia, Ruben Amorim, Di María e Aimar (Ramires, 79’); Weldon (Kardec, 68’) e Cardozo (Carlos Martins, 57’)

Sem comentários: