sexta-feira, 11 de abril de 2008

Rogério Gaspar -ADQC -Entrevista no futsal portugal

Fomos ao encontro de Rogério Gaspar treinador da A.D. Quinta do Conde líder do campeonato para sentir o pulso , quando estamos a entrar na fase de todas as decisões:


Sabemos que está neste clube há 4 épocas, qual o percurso ate chegar ao topo da classificação do futsal setubalense?


- Em Agosto de 2004 a Direcção da Associação de Desenvolvimento da Quinta do Conde, convidou-me para dar forma ao projecto de constituição de uma equipa de Futsal. Sendo assim o clube inscreveu-se no Campeonato Distrital da 2ª Divisão e apesar de uma 1ª volta modesta, eis que no fim da mesma e inicio da 2ª volta, a equipa começa a evidenciar progressos assinaláveis e é assim que caminhando gradualmente acabámos por obter um honroso 4ºlugar no final do campeonato. Na época 2005/2006 e devido a diversas desistências que aconteceram, a equipa acaba por ser promovida à 1ª Distrital, onde o objectivo delineado de não descer de divisão foi cumprido, tendo até superado as expectativas pois na 1ª fase faltou-nos 3 pontos para entrar no play-off . Disputámos então o Play-Out da 2ª fase do campeonato, que acabámos por vencer. Na época 2006/2007 foi traçado como objectivo obter a entrada no play-off, classificação essa que acabámos por obter a 1 jornada do fim da 1ª fase da competição. Disputámos então o Play-Off da 2ª fase do campeonato, onde ficámos em 6º lugar. Na presente época foi-nos pedido como objectivo a melhoria da classificação, objectivo que estamos a cumprir, pois na presente data lideramos a classificação do campeonato.


Desde a 1ªjornada que a ADQC lidera o campeonato, a aposta para esta época era de atacar a subida aos nacionais?



- Decorridas que estão 21 jornadas, a liderança do campeonato tem sido repartida entre nós(em 12 jornadas), o Vale Cavala(em 8 jornadas) e o Independentes “B” que foi líder na 1ª jornada. Como lhe disse anteriormente o objectivo para a presente época era somente a melhoria da classificação da época anterior e não a conquista do campeonato, no entanto temos superado as nossas próprias expectativas e com as circunstancias actuais e o desenrolar da prova o objectivo passou a ser a subida aos nacionais.



A aposta do clube tem sido o futebol 11 nos últimos anos,se acontecer a subida aos nacionais o clube encontra-se preparado para disputar o referido campeonato?



- Sim, existe uma perfeita disponibilidade da Direcção para enfrentar o desafio da participação da equipa no Campeonato Nacional da 3ª Divisão, embora obviamente esteja consciente das dificuldades económicas que a referida participação acarreta.



Falando um pouco sobre o campeonato distrital qual a realidade actual do distrito e como esta a qualidade do campeonato decorrido quase três quartos do mesmo?



- Com o novo modelo competitivo, o nível do campeonato melhorou, nota-se uma evolução das equipas a nível técnico-táctico, os treinadores e os jogadores tentam aperfeiçoar-se dia após dia para serem sempre cada vez melhores, o que permite que todas as equipas apresentem argumentos para discutir os 3 pontos mesmo com equipas mais experientes.



Olhando o plantel as tuas ordens, encontramos a entrada de vários jogadores esta época que já foram campeões distritais e o Serra que reforçou a equipa em Dezembro vindo do Lagoa e Benfica, como tem sido a gestão do grupo de trabalho, com os que chegaram e os que já estavam no clube?



- Foi uma mistura que na minha opinião resultou em pleno, pois a experiência dos jogadores que chegaram esta época em conjunto com a juventude e a irreverência dos jogadores que já cá estavam, tem contribuído para o nosso desempenho. Construímos um plantel bastante equilibrado, com jogadores para as mesmas posições com valor muito idêntico, embora com características algo diferentes, o que nos permite estruturar a equipa em função de cada adversário. Convêm recordar que a maioria dos jogadores que já cá estavam começaram a jogar futsal, aquando do surgimento da nossa equipa, ou seja toda a sua formação desportiva foi feita no Futebol de 11. A gestão do grupo tem sido fácil, porque os nossos jogadores são acima de tudo excelentes pessoas que contribuem para um excelente ambiente de balneário.


Qual a tua opinião, sobre os comentários de certas pessoas que dizem que A.D. Quinta Conde, são beneficiados pelas arbitragens e que têm de subir a todo o custo?

- A arbitragem é um assunto delicado e a nossa equipa esta época tem sido muito pressionada sobre este tema devido ao facto de estar classificada nos lugares cimeiros do campeonato. A nossa equipa com o percurso que está a fazer na prova incomoda muitas pessoas e isso eu entendo. O que não posso compreender é que se tente menosprezar o valor da nossa equipa. Prefiro não aprofundar mais este tema, porque não pretendo gerar discussão e alimentar polémicas.



Como te defines como treinador?



- Sou uma pessoa que gosta de estudar, que tenta aprender sempre mais, manter-me informado sobre a evolução que a modalidade esta constantemente a sofrer. Sou um lutador como o sou na minha vida pessoal, e não me deixo abater pelas adversidades que a vida me coloca.

Até onde vão os teus objectivos pessoais como treinador?



- Seria pura demagogia da minha parte dizer que não pretendo chegar a um patamar mais elevado no contexto do futsal nacional, no entanto estou consciente que esse é um caminho longo e difícil, no entanto chegarei até onde me deixarem. Como diz o velho ditado “o sonho comanda a vida”.



Qual o jogador tipo na tua opinião?



- O chamado jogador de equipa, aquele jogador que revela humildade em todos os seus comportamentos dentro do grupo, aquele jogador que é amigo do seu amigo, aquele jogador que da o que tem e o que não tem em prol da sua equipa.



O que podemos esperar ate final do campeonato da sua equipa?



- Uma equipa que vai lutar sempre em todos os jogos pela conquista dos 3 pontos em disputa com o objectivo de se tornar campeão distrital de futsal da Associação de Futebol de Setúbal.



Habilitações Desportivas:



5º Curso de Treinador de Futsal de 1º Nível da AF Lisboa

Actualmente estou a frequentar o 3º Curso de Treinador de Futsal de 2º Nível da AF Lisboa



Experiência Desportiva:



Actualmente sou treinador da equipa de Seniores de Futsal da AD Quinta Conde

Fui praticante federado de Futebol de 11

Sem comentários: