quarta-feira, 12 de março de 2008

Falcao-ENTREVISTA PARA REVISTA JAPONESA FUTSAL NAVI


Futsal Navi - Quais são os pontos mais importantes para que um principiante possa jogar melhor o futsal?

Falcão - Eu acho que primeiro é ser ousado, a criança não tem limites, tudo que se é treinado e passado corretamento desde o começo ela aprende, claro que um dom maior ou para marcação, ou com passe, ou uma coisa específica ajuda, mas tudo que é passado corretamente para um criança pode evoluir muito lá na frente.

As embaixadinhas ajudam a melhorar as técnicas dentro de quadra?

Totalmente, eu aposto muito nisso, eu brinco muito sozinho depois do treino, jogo a bola bem alta e tento dominar com o pé, com a coxa, com o peito. Eu acho que tudo isso em situação de jogo você tem mais posicionamento do seu corpo, como uma dominada no peito, como usar o pé, se de lado se de frente, ou se por fora, depende da situação da bola, eu acho que a embaixadinha com certeza é um treino técnico muito bom.

Que tipo de treinamentos são mais efetivos para se obter exatidão nos passes e converter isso à gol?

Tudo é você olhar, analiar bons jogos, boas seleções, cada um nas suas características, ver o momento de um chute, de um passe bom, passe longo, passe curto, tudo isso quando você começa observar desde criança terá uma facilidade maior.

Que tipo de treinamento pode melhorar os reflexos dos movimentos?

Tem treinamento que se pode treinar quatro contra cinco marcando, ou vice-versa, tudo isso é reflexo, é raciocínio rápido, você fazer um jogo normal, mas numa quadra reduzida para 20m, tudo isso mexe muito com o raciocínio, às vezes vc raciocina numa quadra de 40m, quando vc reduz num treino específico de 20 m, desenvolve muito mais o reflexo de como lidar com aquela situação, a reação é muito maior cada dia mais, quem fizer esse tipo de treino terá a certeza de cada dia vai estar melhor, esse é o processo "a repetição".

Antes de ser jogador profissional, quanto tempo você se dedicava aos treinos?

Eu comecei até tarde em vista de outros atletas amigos meus, já tinha um dom muito forte da habilidade, mas tinha que aprender a jogar o "futsal", então com 13 anos eu comecei, com 16 pra 17 eu já fazia parte da equipe principal do Corinthians, era juvenil, mas já jogava na equipe adulta, então fui precoce dois anos isso me ajudou bastante.

Que exercícios você faz para obter maior resistência física dentro de quadra?

Cada preparador físico tem o seu jeito de trabalhar, hoje eu estou com o preparador físico João Romano, que para mim faz a diferença, é o nosso preparador físico na seleção, e ele trabalha muito individualmente, eu acho que a preparação física é uma coisa muito individual, tem jogador na Malwee correr mais tempo é melhor do que correr curto, pra mim especificamente treino curto é o ideal.
Da pique de 20m de 50 no máximo de 100 metros, em treinos curtos eu me sobressaio sobre o jogo, então eu acho que o treino físico é muito individual, a musculação também faz muita diferença, eu tenho que fazer pelo menos de duas a três sessões por semana.

Existe algum treinamento que pode ser realizado fora de quadra sem a bola?

Eu acho que o maior treinamento sem a bola é o "visual", é você olhar, pegar um vídeo por ex. da Malwee, ou com uma equipe ou como uma escolinha, ou um time de criança, analisar bola parada, estilo de jogo, marcação em cima, marcação no meio, então eu acho que o treino visual é um excelente treino, eu aprendi muito olhando, então posso dizer, eu olhava e tentava executar, uma marcação diferente, um ataque com goleiro diferente, o treino visual é importantíssimo.

Sem comentários: