quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Benfica-Naval, 1-0


Justiça pela cabeça de Javi Garcia

O Benfica voltou a fazer mais uma exibição extraordinária no Estádio da Luz. Num jogo em que a Naval 1.º Maio só procurou defender o zero a zero, os "encarnados" começaram por esbarrar no guarda-redes Peiser e nos ferros da baliza contrária. No entanto, o futebol total do Benfica foi coroado com um golo de cabeça de Javi Garcia aos 89 minutos. O resultado pecou, claramente, por escasso.

Com as ausências de Ramires por lesão e de Cardozo por castigo, Jorge Jesus apostou em Ruben Amorim e Nuno Gomes para os seus lugares.

Tal como se esperava, a Naval 1.º Maio entrou em campo só a pensar na defesa do zero a zero. Ao jogar com onze homens atrás da linha de bola, a equipa da Figueira da Foz obrigou o Benfica a fazer um jogo de muita paciência.

Os “encarnados” tiveram de fazer circular muita a bola para tentar criar desequilíbrios junto da área contrária. Com dificuldades em chegar à baliza de Peiser, o Benfica começou por desperdiçar as primeiras oportunidades na marcação de livres directos. Di María (13’) e Javi Garcia (18’) viram Peiser começar a brilhar no Estádio da Luz. Aos 36 minutos foi a vez de Maxi Pereira alvejar a baliza da Naval, levando um defesa a fazer um corte para a própria baliza, contudo, Peiser voltou a negar o golo.

A defesa Naval começou mostrar sinais de fragilidade e a equipa de Jorge Jesus aproveitou para pressionar cada vez mais o adversário. Di María, aos 40, viu novamente o seu remate ser travado pelo guardião visitante. Peiser teve uma ajuda preciosa aos 43 minutos, altura em que Saviola acertou no poste. Era o melhor período do Benfica no jogo e que culminou no período de descontos com um cabeceamento de Javi Garcia. Peiser fez outra vez uma grande intervenção.

Domínio total
O Benfica veio do intervalo com o mesmo ritmo do final da primeira parte, não deixando respirar o adversário. As oportunidades foram surgindo e o guarda-redes Peiser continuou a assumir o papel de protagonista. Javi Garcia (47’), David Luiz (59’) e Aimar (66’) estiveram muito perto de marcar, tal como Di María aos 67. Peiser desviou o remate para o poste.

A Naval, que instalou um autêntico “autocarro” à frente da sua baliza, só chegou com perigo junto das redes de Quim aos 69 e 78 minutos, altura em que o Benfica estava balanceado para o ataque.

A justiça no marcador chegou finalmente aos 89 minutos. Di María cobrou um livre do lado esquerdo e Javi Garcia cabeceou com êxito, levando os cerca de 42 mil espectadores ao delírio. É verdade que Michel Simplício quase empatou no período de descontos, mas isso seria uma tremenda injustiça para o Clube “encarnado”.

Com este resultado na 10.ª jornada da Liga portuguesa, o Benfica alcançou o Sp. Braga no topo da classificação com 25 pontos. Além disso, os “encarnados” aumentaram a vantagem para o actual campeão em título.

O Benfica apresentou a seguinte equipa: Quim; Maxi Pereira (Keirrison, 78’); Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia, Ruben Amorim, Di María e Aimar (Felipe Menezes, 85’); Nuno Gomes (Weldon, 59’) e Saviola.

Sem comentários: