domingo, 10 de janeiro de 2010

Rio Ave-Benfica, 0-1


O Benfica fez este sábado à noite uma exibição muito inteligente no Estádio dos Arcos. Perante um adversário muito coeso em termos defensivos, a equipa “encarnada” soube controlar o jogo e atacar a baliza contrária na hora certa, arrancando mais uma vitória importante no campeonato nacional. Saviola voltou a ser decisivo.

Com a ausência de David Luiz, Jorge Jesus apostou em Miguel Vítor para fazer dupla com Luisão no eixo da defesa “encarnada”. Ramires no lado direito e Di María no lado contrário foram as outras novidades do onze.

Para não fugir à regra dos últimos jogos, o Benfica esbarrou em mais uma equipa preocupada unicamente em defender a sua baliza. Os “encarnados” começaram a desbloquear os caminhos para a baliza do adversário a partir dos 20 minutos. Após um passe de Saviola, Cardozo tentou alvejar as redes do guardião Mora.

A melhor oportunidade do Benfica no primeiro tempo saiu dos pés de Carlos Martins. Num lançamento de linha lateral do lado direito do ataque, Maxi Pereira colocou o esférico em Saviola. Apertado por um defesa, o argentino dominou a bola com o peito e depois colocou a bola à disposição do forte remate de Carlos Martins, que viu Mora fazer uma defesa por instinto (23’). O guarda-redes espanhol voltou a estar em evidência aos 30 minutos, altura em que Carlos Martins fez uma grande abertura para o paraguaio Cardozo. Este cruzou e Ramires, com pouco ângulo, chutou em esforço para a defesa de Mora.

O único lance de registo do Rio Ave surgiu num remate à malha lateral de Sidnei (33’). Numa jogada de insistência de Cardozo (42’), o Benfica viu um defesa contrário desviar o seu perigoso cruzamento para canto.

Segunda parte exemplar

A entrada da equipa de Jorge Jesus no segundo tempo não podia ter sido a melhor, já que Saviola marcou logo aos 47 minutos. Carlos Martins cobrou um pontapé de canto, Miguel Vítor desviou ao primeiro poste para Saviola concluir dentro da área.

Em vantagem no marcador, o Benfica passou a controlar ainda mais a partida e a criar, assim, mais algumas oportunidades para ampliar o resultado. Cardozo rematou à figura aos 52 minutos, sendo que Carlos Martins obrigou Mora a uma defesa complicada na cobrança de um livre (54’). Aos 78, o guarda-redes visitado voltou a travar um remate de um dos jogadores do Benfica, mais concretamente de Javi Garcia.

Os “encarnados” terminaram, assim, a primeira volta da Liga no topo da tabela. O Benfica soma 36 pontos, os mesmos que o líder Sp. Braga.

O Benfica apresentou a seguinte equipa: Quim; Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor e César Peixoto; Javi Garcia, Ramires, Carlos Martins (Aimar, 66’) e Di María; Saviola (Coentrão, 83’) e Cardozo.

Sem comentários: