quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

1.ª mão dos oitavos-de-final da Champions

Zenit – Benfica, 3-2: Decide-se tudo a 6 de Março


O Benfica perdeu esta quarta-feira com o Zenit por 3-2, em jogo a contar para a 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Apesar deste resultado, a equipa orientada por Jorge Jesus tem tudo para decidir a eliminatória no Estádio da Luz. O jogo decisivo é no dia 6 de Março.









A temperatura era muita fria, mas o calor do futebol benfiquista procurou desde cedo derreter as aspirações do Zenit. E nem a entrada extremamente violenta de Bruno Alves sobre Rodrigo atemorizou os “encarnados” (16 minutos). Mas fica o registo da entrada e a falta de coragem do árbitro, Jonas Eriksson, para tomar uma decisão consentânea com as regras do futebol, ou seja, expulsar Bruno Alves.







Após mais uma entrada fora de tempo de um jogador do Zenit, desta feita de Lombaerts e que não foi admoestada com o respectivo cartão amarelo, o Benfica logrou chegar à vantagem. Cardozo cobrou o livre para defesa incompleta do guarda-redes Zhevnov e que foi aproveitada facilmente por Maxi Pereira. Estava inaugurado o marcador (20 minutos).



A equipa da casa reagiu e conseguiu chegar ao empate aos 27 minutos, num lance concluído por Shirokov. Jorge Jesus foi obrigado a mexer na equipa dois minutos depois, fazendo entrar Aimar para o lugar do lesionado Rodrigo.









O treinador do Zenit, Luciano Spaletti, também operou uma alteração ao intervalo, com a entrada de Semak, mas o Benfica soube travar de forma mais consistente as acções ofensivas do adversário. O Benfica assentou o seu jogo, o que obrigou a formação russa a ter mais cuidados defensivos. Numa excelente jogada individual, Gaitán merecia melhor sorte no remate efectuado aos 56’. Cardozo, aos 69’, esteve muito perto de marcar, no entanto, o guarda-redes do Zenit defendeu. Do outro lado do campo e um minuto depois, o Benfica não teve a sorte do seu lado, já que a equipa russa colocou-se na frente.







A parte final foi imprópria para cardíacos, já que o Benfica conseguiu o tento da igualdade numa conclusão de Cardozo (86’). Tudo apontava para o empate no jogo da 1.ª mão, no entanto, Shirokov voltou a surgir em cena, dando a vitória aos russos.



Apesar deste resultado, a eliminatória está totalmente em aberto. No dia 6 de Março e com o apoio dos sócios e adeptos, o Benfica tem todas as condições para passar aos quartos-de-final.







O Benfica apresentou a seguinte equipa: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Emerson; Matic, Witsel, Bruno César (Nolito, 75’) e Gaitán (Miguel Vítor, 90’), Cardozo e Rodrigo (Aimar, 29’).

Sem comentários: