quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Itália mais feliz

A Selecção Nacional de Futsal foi esta terça-feira eliminada do UEFA Futsal EURO 2012, ao perder frente à Itália, por 3-1, nos quartos-de-final.




Incapaz de bater este mesmo adversário nos 13 embates anteriores, a Equioa das Quinas voltou a cair perante a maldição transalpina. Arnaldo introduziu a bola na própria baliza logo a abrir a segunda parte, antes de Ricardinho empatar e de Saad Assis e de Alessandro Patias assinarem os tentos decisivos.



O encontro começou num ritmo elevado e Cardinal teve a primeira oportunidade para fazer funcionar o marcador quando estavam decorridos apenas 62 segundos, mas o seu remate saiu à figura do guarda-redes Stefano Mammarella. A Itália respondeu pouco depois num lance de laboratório, com Vampeta a apararecer à boca da baliza para fazer o último desvio, mas a sua tentativa saiu por cima da barra.



Os jogadores transalpinos faziam pressão alta e iam colocando problemas à organização ofensiva de Portugal, mas Ricardinho aproveitou uma perda de bola do adversário para servir o desmarcado Gonçalo Alves, cuja tentativa de "chapéu" não errou o alvo por muito. Mais tarde, foi Mammarella quem mostrou toda a sua qualidade ao conseguir desviar o remate com selo de golo de Paulinho.



João Benedito também se viu obrigado a responder presente perante a iniciativa de Vampeta, mas o profundo conhecimento mútuo ia mantendo o nulo. No entanto, o resultado só não sofreu alteração antes do intervalo porque Ricardinho, normalmente decisivo na área contrária, conseguiu desviar miraculosamente o disparo de Saad.



Portugal tinha subido de rendimento nas segundas partes dos seus dois anteriores jogos, mas a formação de Jorge Braz conheceu o reverso da medalha na pior altura. Com efeito, bastaram 49 segundos para a Itália ganhar vantagem, tendo Arnaldo feito autogolo quando tentava travar o passe de Saad.



A equipa das quinas via-se pela primeira vez em desvantagem neste Europeu, mas respondeu à altura do desafio e chegou ao empate três minutos depois. Vampeta perdeu a bola em zona proibida e Gonçalo serviu de imediato Ricardinho, que não perdoou de pé esquerdo.



A igualdade durou, porém, apenas cinco minutos, já que um momento de inspiração de Saad repôs a vantagem "azzurri", com a bola a entrar ao ângulo superior e a não dar hipóteses a Benedito. Portugal ainda tentou jogar com o guarda-redes avançado, mas uma perda de bola resultou no terceiro tento italiano, da autoria de Patias. Assim, serão os italianos a defrontarem a campeã Espanha nas meias-finais, que terão lugar na quinta-feira.

Sem comentários: