quarta-feira, 3 de outubro de 2012

2.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões

Benfica – Barcelona, 0-2: Eficácia acabou por fazer a diferença


A equipa de Futebol profissional do Benfica perdeu esta terça-feira, dia 2 de Outubro, com o Barcelona, por 0-2, em jogo a contar para a 2.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões. Com várias oportunidades criadas, principalmente durante o primeiro tempo, o conjunto da Luz acabou por ser penalizado por não ter conseguido bater o guarda-redes visitante. Segue-se agora a deslocação a Moscovo.







Seis anos depois e o Estádio da Luz voltou a receber um Benfica – Barcelona. Tal como na temporada 2005/2006, o favoritismo era atribuído à equipa da Catalunha. Outrora com nomes como Ronaldinho Gaúcho, Samuel Eto´o, Deco ou Henrik Larsson, a formação “blaugrana” entrou em campo com as estrelas do presente, como Xavi, Fàbregas ou, aquele que para muitos é considerado como o melhor jogador da actualidade, o craque argentino Lionel Messi.



Perante aquela que é considerada a melhor equipa do Mundo, no que à prática de futebol diz respeito, o principal desafio que se apresentava ao Benfica era saber lidar com aquilo que o Barcelona gosta mais de fazer, ou seja, ter a posse de bola durante o maior tempo possível. Mas ter a posse de bola não é propriamente sinónimo de conseguir criar mais oportunidades de golo. Ora foi precisamente isso que aconteceu no encontro. Um Barcelona fiel ao seu carrossel, mas ao qual o Benfica procurou ter a paciência suficiente para não criar desequilíbrios no seu sector defensivo.



E não fosse o golo consentido aos seis minutos – finalização de Alexis Sánchez – e a primeira parte podia ter terminado com um desfecho mais positivo para os homens da Luz. A equipa orientada por Jorge Jesus esteve muito mais perto do golo, pelo que o resultado ao intervalo penalizava as oportunidades criadas, nomeadamente por Bruno César (2’) e Lima (11’), ambas travadas pelo guarda-redes do Barcelona Victor Valdés. Mais tarde foi a vez de Salvio (28’ e 36’), mas a bola continuou sem querer entrar…







Veio o descanso e com ele uma alteração por parte do técnico benfiquista. Bruno César deu o seu lugar a Carlos Martins, no entanto, o Barcelona fez a diferença com um remate certeiro de Fàbregas (55’). No minuto seguinte, Salvio esteve muito perto de reduzir o marcador, mas o guardião do Barcelona fez uma excelente defesa.



Aimar e Nolito foram também chamados para tentar ajudar a inverter o rumo dos acontecimentos, mas a verdade é que isso acabou por não acontecer. Nota ainda para a expulsão de Busquets, aos 87 minutos, mas que já não deu para tentar o respectivo aproveitamento da inferioridade numérica.



Na próxima jornada, agendada para o dia 23 de Outubro, o Benfica vai jogar no recinto do Spartak Moscovo, equipa que perdeu esta terça-feira com o Celtic, por 2-3.







O Sport Lisboa e Benfica alinhou com a seguinte equipa: Artur Moraes; Maxi Pereira, Jardel, Garay e Melgarejo; Matic, Bruno César (Carlos Martins, 45’), Enzo Perez (Pablo Aimar, 60’), Gaitán (Nolito, 74’) e Salvio; Lima.



Sem comentários: