domingo, 23 de setembro de 2007

fundaçao jorge antunes-7 sport lisboa e benfica-5


Fundação com estrelinha vence Benfica. A equipa de Paulo Tavares levou a melhor no primeiro duelo de candidatos, num jogo que fica manchado por cenas de agressões

O jogo marcava a estreia do campeão nacional Benfica e logo frente a uma fortíssima Fundação. Primeira nota para o muito público que se deslocou ao pavilhão Francisco de Holanda em Guimarães, que certamente não se arrependeu devido ao fantástico encontro de futsal que as duas equipas proporcionaram. Curiosamente os minutos inicias apontavam para um jogo algo lento com as duas equipas a equivalerem-se e os lances de perigo tinham origem quase sempre na criatividade e genialidade dos mais virtuosos jogadores de ambas as equipas.

A primeira situação de verdadeiro perigo viria a acontecer à passagem do segundo minuto de jogo, magnífico passe de Ricardinho a isolar Gonçalo que pica sobre Vitor Hugo mas a bola vai caprichosamente ao poste, seria o aviso para o primeiro golo, os mesmos intervenientes, mas desta feita o passe de Ricardinho (a olhar para um lado e colocar o passe para o outro) é feito na paralela e Gonçalo à saída de Vitor Hugo a desviar muito bem a bola do guardião e estava aberto o marcador.

A equipa da Fundação reagiu e Andrezinho desperdiçou uma incrível oportunidade numa excelente triangulação entre Coco, Fábo Ribeiro e Andrézinho com o último a rematar ao lado. O Jogo começava a ganhar mais velocidade e as equipas conseguiam encontrar espaços para desenvolver lances perigosos, foi então que aconteceu o momento que pode ter virado o jogo, Fábio Ribeiro agrediu Gonçalo Alves que saiu muito debilitado do lance tendo mesmo que ir ao Hospital. Sobre este lance é importante fazer algumas considerações, primeiro é uma agressão, depois pelas imagens televisivas era impossível ao árbitro vê-la e finalmente pareceu-nos que embora seja uma agressão, Fábio não quereria certamente tal gravidade, o jogador estava de costas com Gonçalo a pressioná-lo e estica o braço para trás acertando na face do jogador encarnado, mas o golpe acertou em cheio no olho não deixando possibilidades a Gonçalo de recuperar.

Poder-se-á perguntar o porquê de considerarmos este momento tão importante, a resposta é simples, Gonçalo estava a ser a figura de maior destaque da equipa de Adil Amarante e com a sua saída pareceu-nos que o Benfica se desorganizou, perdendo consistência e com algumas falhas de marcação permitiu que a fundação se superiorizá-se até ao final da primeira parte. Foi exactamente numa dessas jogadas que Marinho encontrou espaço nas costas da defensiva encarnada e assistiu Divanei que restabeleceu o empate.

O Benfica voltaria a colocar-se em vantagem por intermédio de Costinha, na sequência de um livre de Rogério Vilela, mas seria a Fundação quem acabaria por dar a volta no marcador, aos 16 minutos Paulo Tavares lançou Mide em campo e o Pivô de Vizela seria determinante ao marcar 3 golos em 4 minutos, o primeiro resulta de uma combinação entre Coco e Divanei que coloca no interior da área e Mide na raça a finalizar, depois um momento de felicidade, contra-ataque conduzido por Mide que assiste Divanei, o número 10 remate ao poste a bola bate em Mide e entra, a finalizar o hat-trick o melhor dos seus golos a contornar Zé Carlos e com Costinha em cima da linha de golo teve a calma e o engenho para colocar a bola nas redes.

O Benfica parecia ir recolher aos balneários com uma desvantagem de 2 golos, mas o seu Génio Ricardinho tirou um golaço da sua panóplia de truques, reposição lateral de Zé Maria a colocar a bola em balão dentro da área e Ricardinho de bicicleta a finalizar. Ricardinho a fechar a primeira parte e Ricardinho a abrir a segunda, fantástico pormenor de calcanhar a isolar Zé Maria que encontra Costinha sozinho ao segundo poste e estava de novo o jogo empatado.

O jogo não perdia emoção e seria a fundação a voltar a ser bafejada pela sorte, Divanei coloca muito bem a bola no interior da área Fábio Aguiar a meio metro da linha de golo coloca mal o pé à bola mas teve a felicidade de a ver ressaltar em Amanandus e vê-la entrar.

O espectáculo estava excelente, mas seria estragado a 8 minutos do fim, lamentáveis as cenas que se verificaram, tudo começa com uma falta de Ricardinho sobre Andrézinho, o jogador da fundação levanta-se a pedir cartão para o jogador encarnado, Ricardinho encosta a cabeça em Andrézinho que responde com uma bofetada, Amandus entra dentro de campo e dá um "peitaça" em Andrézinho, gerou-se uma grande confusão e os 3 acabaram por ver o cartão vermelho.

O Benfica coloca o Guarda-Redes avançado tentando tirar vantagem numa situação de jogo que trabalha muito bem, no entanto um passe mal medido de Zé Maria permitiu a Emerson rematar para a baliza deserta. Até ao final mais dois golos, um para cada lado em dois remates fortes, Emerson para a fundação e Sidnei para o Benfica.

Foi um magnífico jogo de futsal, apenas manchado pelos lances de indisciplina. A fundação teve a felicidade do jogo, mas foi hoje superior ao Benfica que depois do jogo de hoje fica ainda com mais elementos indisponíveis, ainda é o inicio do campeonato, mas já há muita emoção.

Entramos mal a nível defensivo, a nossa primeira linha não estava a funcionar e o mais grave é que não não tínhamos segunda linha, possibilitando ao Benfica jogar no nosso meio acabando por sofrer um golo. conseguimos rectificar e a partir dai estabilizamos, tivemos posse de bola e conseguimos atacar. Notou-se duas equipas cansadas devido ao início de época e a Fundação foi mais forte.

Sem comentários: