sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

BATE Borisov-Benfica, 1-2


Missão cumprida. O Sport Lisboa e Benfica triunfou esta quarta-feira na Bielorrússia por 1-2 e assegurou, assim, a qualificação para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Com uma jornada a faltar para a conclusão da fase de grupos, os “encarnados” já garantiram a primeira posição do agrupamento I com 12 pontos.

O treinador Jorge Jesus apresentou quatro alterações relativamente ao último encontro do campeonato com o rival Sporting, duas delas já anunciadas antes do desafio da Liga Europa. Júlio César assumiu a baliza e Miguel Vítor alinhou ao lado de David Luiz no eixo da defesa. As outras duas novidades foram a presença de Fábio Coentrão e Felipe Menezes nos lugares de Di María e Felipe Menezes, respectivamente.

A equipa “encarnada” chegou com perigo à baliza dos bielorrussos aos 15 minutos. Cardozo surgiu bem colocado na área, mas o remate do avançado paraguaio acabou por sair frouxo. De fora da área, Felipe Menezes tentou igualmente surpreender o guarda-redes da casa, mas o remate saiu ao lado.

O domínio do Benfica foi quebrado por um remate de Krivets. O jogador do BATE Borisov cobrou um livre do lado esquerdo do ataque, mas o esférico foi bater nos ferros da baliza de Júlio César (27’). Na sequência do lance, Bordachov atirou ao lado.

A resposta dos “encarnados” surgiu por intermédio de Javier Saviola, mas o remate saiu mal direccionado para sorte da formação da casa (38’).

Saviola e Coentrão decidem

O segundo tempo começou com uma jogada brilhante do Benfica e que conduziu à abertura do marcador. Numa jogada pelo lado esquerdo do ataque, Fábio Coentrão desmarcou Felipe Menezes com um toque calcanhar. O brasileiro entrou na área, foi até à linha de fundo e serviu Saviola para concluir facilmente com um remate rasteiro. Estávamos no primeiro minuto da segunda metade.

Saviola esteve envolvido também na jogada do segundo golo, ao fazer o passe para Fábio Coentrão. O internacional português entrou na área e rematou cruzado, fazendo um grande golo ao serviço do Benfica (63’).

Num momento de infelicidade, o central Miguel Vítor desviou um cabeceamento de um adversário e traiu o guarda-redes brasileiro Júlio César (68’).

O adversário empolgou-se com o golo obtido, mas foi o Benfica que teve duas boas oportunidades para fazer o 1-3. Aimar, aos 73, rematou no interior da área para defesa do guardião da casa. Este último voltou a estar evidência ao travar um disparo de Di María (82’), que entrou na parte final do desafio.

Os objectivos para o jogo foram totalmente cumpridos e, assim, o Benfica poderá receber tranquilamente o AEK Atenas no próximo dia 17 de Dezembro. A equipa grega perdeu hoje com o Everton por 0-1, resultado que deu o apuramento aos ingleses.

O Benfica apresentou a seguinte equipa: Júlio César; Maxi Pereira (Ruben Amorim, 90’), Miguel Vítor, David Luiz e César Peixoto; Javi Garcia, Ramires, Fábio Coentrão (Di María, 79’) e Felipe Menezes; Saviola (Aimar, 67’) e Cardozo.

Sem comentários: