domingo, 13 de dezembro de 2009

Olhanense-Benfica, 2-2


O Benfica assumiu este sábado a liderança provisória da Liga portuguesa, ao empatar a dois golos no terreno do Olhanense. Nuno Gomes evitou o pior nos descontos do segundo tempo.

Com Javi Garcia de regresso ao onze e Aimar ausente, o Benfica viu o Olhanense chegar ao golo na cobrança de uma falta inexistente assinalada pelo árbitro Artur Soares Dias. Ao tentar cortar o cruzamento, o defesa “encarnado” Maxi Pereira não foi feliz, uma vez que acabou por colocar a bola em Carlos Fernandes. Este bateu Quim de cabeça (9 minutos).

O Benfica procurou reagir e criou a primeira grande situação de golo por Saviola, que rematou por cima da barra de Ventura (23’). Aos 26 minutos, Coentrão sofreu uma entrada dura de Castro. Estendido no relvado, o extremo do Benfica é puxado pelos cabelos por Djalmir. O gesto levou à expulsão do jogador do Olhanense.

Com mais uma unidade, a equipa “encarnada” chegou finalmente ao empate no desafio. Di María cobrou um canto do lado direito do ataque e Saviola aproveitou para bater Ventura (28’).

No entanto, o Olhanense conseguiu novamente ficar na frente do marcador num lance de bola parada. Toy beneficiou de uma posição ligeiramente adiantada para marcar de cabeça (33’). O árbitro não assinalou nada…

Numa grande iniciativa individual de César Peixoto, os “encarnados” quase voltaram a igualar. O defesa-esquerdo combinou com Saviola e este rematou no interior da área, mas Ventura fez uma boa intervenção (38’).

O final da primeira parte ficou ainda marcado pela expulsão do argentino Di María (41’) e pela lesão do brasileiro Ramires. O número oito do Benfica já não veio para o segundo tempo, sendo substituído pelo compatriota Felipe Menezes.

No decorrer da segunda parte, Jorge Jesus arriscou com a entrada de Weldon para o lugar de César Peixoto. Coentrão passou, assim, a fazer todo o corredor esquerdo.

O Benfica assumiu o controlo total do encontro, mas encontrou um Olhanense extremamente fechado, o que dificultou a criação de lances de perigo. Cardozo (70’) e Coentrão (75’) desperdiçaram duas situações.

Com a entrada de Nuno Gomes, a equipa “encarnada” passou a jogar deliberadamente com três defesas. Aos 89 minutos, Miguel Garcia tem uma entrada duríssima sobre David Luiz e foi expulso pelo árbitro.
O Benfica arriscou tudo no ataque e conseguiu atenuar o resultado com um remate certeiro do experiente Nuno Gomes (90+2), após uma assistência de Luisão.

Com este resultado na 13.ª jornada do campeonato nacional, o Benfica assumiu a liderança provisória com 30 pontos.

O Benfica apresentou o seguinte onze: Quim; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e César Peixoto (Weldon, 59’); Javi Garcia, Ramires (Felipe Menezes, 46’), Di María e Fábio Coentrão (Nuno Gomes, 81’); Saviola e Cardozo.

Sem comentários: