terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Vendaval de ataque para colagem à liderança


Noite de muita chuva e de muitos golos no Estádio da Luz. Na recepção à Académica de Coimbra, o Benfica voltou a somar mais uma vitória na Liga portuguesa e colou-se, assim, ao primeiro lugar da tabela classificativa. Com três golos apontados, Cardozo foi a grande figura do desafio da 12.ª jornada.

Tal como anunciara na antevisão para o jogo desta noite, Jorge Jesus fez regressar o central brasileiro Luisão ao onze inicial. Face à ausência do espanhol Javi Garcia por castigo, o treinador do Benfica optou por colocar Ruben Amorim no centro do terreno, mantendo Ramires no lado direito do meio-campo.

O Benfica entrou muito forte no jogo com a Académica, chegando ao golo logo aos cinco minutos. Após um excelente passe de Saviola, Cardozo isolou-se e bateu facilmente Rui Nereu.

Em desvantagem no marcador, os “estudantes” subiram as suas linhas, o que obrigou o Benfica a cuidados defensivos mais redobrados. Passado esse período de neutralização dos ataques do adversário, a equipa de Jorge Jesus tomou definitivamente conta das rédeas do encontro. Assistiu-se, então, a um acumular de oportunidades de golo. Maxi Pereira foi quem deu o mote com um remate de fora da área (27’). Seguiram-se um cabeceamento de Saviola (30’) e logo depois um remate de primeira de Di María, após um cruzamento da direita de Ramires.


O segundo golo surgiu naturalmente aos 31 minutos. Após uma jogada de envolvência pelo lado direito, Maxi Pereira desmarcou Saviola e este entrou na área, fazendo um belíssimo chapéu ao guarda-redes Rui Nereu. Um momento de pura classe do argentino e que vale a pena rever nas imagens televisivas.

Apesar de o resultado ser algo confortável, o Benfica não abrandou o ritmo, aliás, como tem sido timbre na presente temporada. Di María, aos 35 minutos, disparou para mais uma complicada defesa do guardião visitante. Cardozo, aos 42 e 43 minutos, também andou muito perto do tento.

Veia goleadora de Cardozo

Num encontro em que a chuva marcou forte presença, a equipa “encarnada” continuou o segundo tempo a dar uma lição de bom futebol ao adversário. Saviola, uma das figuras do encontro, fez mais um passe de génio para a desmarcação de Cardozo. O paraguaio rematou com perigo, mas este foi desviado para canto (53’).

Di María começou a segunda parte do lado direito do ataque e criou imensos desequilíbrios por esse lado. Aos 55, o internacional rematou e Rui Nereu defendeu para a frente, situação que Cardozo aproveitou para bisar no encontro.

O número sete das “águias” limitou-se a cabecear para o fundo das redes (55’).

Ramires quase também marcou de cabeça aos 57, mas o esférico roçou no poste da baliza de Rui Nereu.

O quarto e último tento da noite apareceu aos 69 minutos, altura que Cardozo correspondeu de cabeça a um livre de Di María.

A chuva começou a cair de forma intensiva, o que dificultou a circulação da bola e, consequentemente, a possibilidade de o Benfica marcar mais golos.

Ao vencer por 4-0, a equipa de Jorge Jesus colou-se ao Sp. Braga no topo da tabela classificativa. Ambas têm 29 pontos em 12 partidas.

O Benfica apresentou o seguinte onze: Quim; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e César Peixoto; Ruben Amorim, Ramires, Aimar (Coentrão, 76’) e Di María, Saviola (Weldon, 68) e Cardozo (Nuno Gomes, 82’).

Sem comentários: