quinta-feira, 20 de setembro de 2012

6.ª jornada da Segunda Liga

Benfica B – Tondela, 2-2: Faltou um golo para se fazer justiça


Injusto, tremendamente injusto. O futebol é, por vezes, muito ingrato para as equipas que produzem bons espectáculos. Foi isso que aconteceu no jogo desta quarta-feira, dia 19 de Setembro, do Benfica B, que empatou (2-2) em casa com o Tondela.







Dezoito dias! Foi o tempo que passou desde o último encontro oficial da equipa B. As saudades já eram, portanto, muitas, até porque os comandados de Luís Norton de Matos têm proporcionado bons espectáculos neste arranque da Segunda Liga.







Com cinco baixas por lesão e com Bruno Varela, André Almeida e André Gomes a serem chamados para o jogo da Liga dos Campeões com o Celtic, o onze benfiquista contou naturalmente com algumas alterações. Apesar desses condicionalismos, o início da partida foi promissor por parte do conjunto da casa. Miguel Rosa e Ivan Cavaleiro, elementos em foco neste arranque de temporada, procuraram cedo alvejar as redes do Tondela.







Do lado dos visitantes, a postura foi aquela que se esperava, uma equipa apostada em explorar, essencialmente, as saídas rápidas para o ataque. Foi numa dessas situações que o adversário chegou à vantagem. Jô foi o autor do tento aos 23 minutos.



Se a postura do Tondela já era de expectativa, a mesma aumentou com a obtenção do golo. Apesar desta situação, o Benfica B começou a criar desequilíbrios junto da área contrária. O aviso mais sério surgiu aos 39 minutos, através de um livre à barra de Miguel Rosa.







Estava destinado que o número 77 ia facturar na partida. Um remate de Miguel Rosa foi desviado ilegalmente por um defesa contrário, situação que foi punida com a respectiva grande penalidade. Na hora de assumir a cobrança, o futebolista “encarnado” não perdoou e igualou o desafio (40’).



Ainda a saborear o golo da igualdade, a equipa B foi penalizada num cabeceamento de Tiago Barros aos 44 minutos.







Futebol de ataque merecia mais...

A desvantagem era claramente injusta ao intervalo e isso foi assumindo contornos de maior injustiça no decurso do segundo tempo. Cafú entrou ao intervalo e ajudou a dinamizar - e de que maneira – o ataque benfiquista. As oportunidades sucederam-se e sempre quase com Cafú como o principal protagonista (48’ e 57’).



A avalanche ofensiva colocava os jogadores contrários em séries dificuldades e a falta era a única forma de travar as acções ofensivas do Benfica B. Num desses lances, Ivan Cavaleiro escapou com muito perigo para a baliza do Tondela, obrigando Pedro Araújo a fazer falta. O futebolista do Tondela foi expulso e a equipa orientada por Norton de Matos passou, então, a jogar com mais uma unidade (60’).



O Tondela organizou-se bem defensivamente durante os minutos seguintes, mas o Benfica B voltou a criar lances de grande envolvimento atacante. O golo era uma questão de tempo e podia ter surgido nas iniciativas de Miguel Rosa (70’ e 78’) e Deyverson Silva (76’).



Com a força que o caracteriza, Cafú voltou a aparecer em cena aos 83 minutos, desta feita com um remate certeiro. Um golo dedicado a todos os adeptos e mais do que merecido. O conjunto benfiquista podia ter marcado mais um, mas um remate de Cafú, nos descontos, saiu rente ao poste…



Ficou o registo de mais uma boa partida, no âmbito do crescimento de uma equipa com bons valores para o futuro. Na próxima jornada, o Benfica B vai defrontar fora o Desportivo das Aves.



A equipa B do Benfica alinhou da seguinte forma: Mika; João Cancelo, Mvom, Sidnei e Carole; Luciano Teixeira (Deyverson Silva, 75’), Élvis Araújo (Duarte Duarte, 65’), Miguel Rosa, Leandro Pimenta e Ivan Cavaleiro; Cláudio Correa (Cafú, 45’).



Sem comentários: