segunda-feira, 12 de novembro de 2012

9.ª jornada do Campeonato

Rio Ave – Benfica, 0-1: Colectivo forte num triunfo a três toques


A equipa de Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica deslocou-se, este domingo, ao estádio do Rio Ave para disputar a 9.ª jornada do Campeonato Nacional. Em Vila do Conde, a turma da Luz foi mais forte e triunfou por 0-1.







O treinador Jorge Jesus já pôde contar com Enzo Perez frente ao Rio Ave, atleta que não jogou frente ao V. Guimarães por estar castigado, mas o argentino continua perseguido pelo azar, pois saiu por lesão aos 31 minutos, dando o seu lugar a Bruno César.







Numa primeira parte em que se poderia ter alugado meio-campo, o Benfica dominou por completo e esteve por várias ocasiões perto do golo com Cardozo a ser protagonista.







O avançado paraguaio começou os remates perigosos à passagem do minuto 8. Salvio deu a bola para Cardozo, este virou-se para a baliza, rematou com o esférico a sair perto da baliza de Oblak. Aos 22´, o camisola 7 atirou ao poste após ter recebido nova bola de Salvio e aos 38´ rematou de primeira após ter sido assistido por Matic.







Pelo meio, numa situação de vantagem numérica no ataque, Lima rematou um tudo-nada ao lado da baliza do Rio Ave.







Os avançados estavam perto, mas o esférico teimava em não entrar. À passagem do minuto 26, Salvio – sempre ele! – centrou para a cabeça de Matic, mas Oblak agarrou numa estirada sensacional.







O intervalo estava a chegar e o Benfica continuava a carregar. Ola John, com um remate forte, obrigou Oblak a mais uma defesa (43´), mas aos 45´+1) o guardião dos vila-condenses nada pôde fazer perante o “killer-instinct” de Lima. Numa jogada muito típica do Benfica de Jorge Jesus, Salvio efectuou um lançamento de linha lateral longo, Jardel endossou de cabeça e Lima, de primeira, a facturar o seu sexto tento nesta edição do Campeonato.







A perder, o Rio Ave abriu e foi possível ver algumas jogadas de envolvimento e com belo recorte técnico dos jogadores “encarnados”. Porém, a bola não rondava as balizas até que Cardozo viu o adiantamento de Oblak, rematou do “meio da rua” e quase marcava um tento de “bandeira” (59´).







Em vantagem no marcador, o Benfica percebeu que poderia gerir tendo bola, mas sentiu dificuldades perante um Rio Ave mais afoito, que subiu as suas linhas com a crença que poderia chegar ao empate.







Verificando esse facto, as “águias” tentaram explorar o contra-ataque através da velocidade de Ola John e de Gaitán.







Esta vitória permite ao Benfica somar três pontos aos 20 que já tinha, recuperando a liderança na tabela classificativa.







O Sport Lisboa e Benfica actuou com o seguinte onze: Artur Moraes; André Almeida, Jardel, Garay, Melgarejo; Matic, Enzo Perez (Bruno César, 31´), Salvio (Gaitán, 63´), Ola John; Lima (Miguel Vítor, 83´) e Cardozo.



Sem comentários: