segunda-feira, 2 de junho de 2008

Benfica - 7 Alpendorada - 0


Goleada e espectáculo ante o Alpendorada
Passo em frente para a revalidação do título

O Benfica qualificou-se este sábado, com toda a tranquilidade, para as meias-finais do Campeonato Nacional ao golear, em casa, o Alpendorada, por 7-0, no segundo jogo dos quartos-de-final da eliminatória, uma semana depois de ter ganho fora o adversário, por 2-1.

Com uma actuação de grande nível na primeira parte, o conjunto benfiquista conseguiu chegar ao intervalo com o apuramento para as meias-finais praticamente garantido, depois de ter concretizado nesse período quatro golos sem resposta, numa clara demonstração da sua altíssima determinação em revalidar o título nacional.

E quando se fala em espectáculo técnico fala-se inevitavelmente de Ricardinho que, no seu regresso à competição (não jogou o primeiro jogo com o Alpendorada, devido a lesão), brilhou a grande altura na fase inicial da partida com a concretização de dois golos de belo efeito, no espaço de um minuto (4’, 43’’ e 5’29’’).

Momento de inspiração de Zé Maria

Dois golos que realçaram a criatividade e capacidade técnica invulgares do mágico benfiquista e que surgiram após assistências do pivô “visionário” César Paulo (o reforço brasileiro só não elevou ainda mais o seu estado de graça porque aos 7’ o poste da baliza adversária negou-lhe outro momento de felicidade).

Sem organização táctica para travar a dinâmica ofensiva do Campeão Nacional, o Alpendorada sofreu naturalmente as consequências de ter pela frente um Benfica decidido a resolver o quanto antes a história do jogo e aos 10’ Gonçalo Alves, a passe de Costinha, fez o 3-0, com um remate rasteiro, na sequência de um livre.

Os adeptos estavam maravilhados com o rendimento da equipa de Beto Aranha e mais ficaram quando a um segundo do intervalo, Zé Maria, de ângulo apertadíssimo, fez o quarto tento com um remate em habilidade que partiu da parte exterior do seu pé.

Segue-se o Sporting nas meias-finais

Um golo efusivamente comemorado não só pela sua beleza estética como também porque deixou o Benfica com um pé e meio nas meias-finais do play off do campeonato. Na etapa complementar, os encarnados fizeram questão de não tirar o pé do acelerador e, como tal, o Alpendorada teve de ir buscar o esférico ao fundo da baliza mais três vezes, tendo aos 25’ visto Gonçalo Alves bisar (assistência de Ricardinho, num canto).

E aos 29’ César Paulo marcou o sexto (um golo que tanto fez por merecer), num movimento só ao alcance dos pivôs de eleição (rotação perfeita seguida de um remate colocadíssimo). O jogo não terminaria sem que Arnaldo, a poucos segundos do fim, fechasse a contagem com o 7-0 e ampliasse o acentuado desnível qualitativo entre as duas equipas.

Agora nas meias-finais segue-se o rival Sporting, com quem o Benfica mediu forças na final do campeonato nas duas últimas temporadas.

Sem comentários: