sexta-feira, 20 de junho de 2008

Portugal despediu se do EURO 2008


A Selecção Nacional foi esta quinta-feira eliminada do Europeu 2008 ao perder, em Basileia, com a Alemanha, por 3-2, nos quartos-de-final, num jogo cheio de emoção que teve incerteza quanto desfecho até ao último segundo.

Portugal não esteve bem em termos defensivos e, no ataque, o seu rendimento teve muitos altos e baixos, a que não é alheia a exibição irregular da sua maior figura, Cristiano Ronaldo. Mais regular ao longo do jogo esteve a Alemanha que, à passagem do minuto 27, já vencia por 2-0, depois de Schweinsteiger (22’/desvio ao primeiro poste) e Miroslav Klose (cabeçada após um livre indirecto) terem marcado, com liberdade a mais.

Dois golos muito consentidos, sendo que o segundo realçou as dificuldades que a equipa portuguesa evidenciou no jogo aéreo durante o Europeu. No entanto, Portugal reagiu bem à desvantagem e ainda antes da chegada do intervalo Nuno Gomes reduziu aos 41’, num golo à ponta-de-lança (recarga vitoriosa após um remate de Cristiano Ronaldo).

Terceiro golo da Alemanha foi irregular

De referir que o atacante benfiquista (foi substituído aos 67’ por Nani) passou a ser o quarto jogador europeu a marcar em três Campeonatos da Europa consecutivos (2000, 2004 e 2008), depois de Thierry Henry (França), Jurgen Klinsmann (Alemanha) e Smicer (Rep. Checa).

No segundo tempo, Pepe, na marcação de um canto, falhou um golo de cabeça que parecia certo aos 57’, e volvidos cinco minutos Ballack, também de cabeça, fez o terceiro tento dos germânicos. Só que o golo devia ter sido invalidado já que o médio do Chelsea empurrou Paulo Ferreira antes de partir para os festejos. Um erro gravíssimo que, de resto, serviu apenas para reforçar às más actuações das arbitragens neste Europeu.

Portugal não acusou o momento de injustiça e aos 87’ surgiu um novo tento de cabeça, desta feita da autoria de Hélder Postiga, após um cruzamento perfeito de Nani. A equipa lusa pressionou depois a Alemanha de forma intensa, mas faltou o discernimento necessário para levar o jogo para prolongamento. Tal como Nuno Gomes, o médio benfiquista Petit foi titular, tendo sido substituído à passagem no minuto 73 por Hélder Postiga.

Sem comentários: