domingo, 8 de junho de 2008

Sporting - 4 Benfica - 6


O Benfica está a um passo de conseguir o apuramento para a final do play-off do Campeonato Futsagres, depois de bater, esta tarde, o seu rival Sporting, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures. Os homens orientados por Beto Aranha, estão agora, a apenas uma vitória desse objectivo, enquanto que os leões estão obrigados a vencer o próximo confronto, no sentido de forçar um terceiro jogo. Os encarnados venceram por 4-6, depois de ao intervalo, se ter registado um empate a três bolas.
O Sporting esteve melhor na primeira parte, controlando sempre a posse de bola, imprimindo grande velocidade na construção dos seus lances de ataque. Mas foi o Benfica a inaugurar o marcador, logo na primeira oportunidade que dispôs, quando à passagem do 2º minuto, Pedro Costa Roubou uma bola na zona do meio campo e assistiu na perfeição o seu colega Ricardinho, que só teve de encostar de pé direito para bater pela primeira vez João Benedito. Estava dado o mote para uma tarde que viria a revelar-se de grande eficácia dos visitantes.
O Sporting reagiu muito bem ao golo sofrido, não tardando a empatar a partida. Estavam decorridos 5' quando Ricardinho perdeu a bola, originando uma transição rápida dos leões, conduzida por Deo, que endossou o esférico para o pivot Nenê, que com um remate forte e rasteiro desfeiteou o guarda-redes Zé Carlos.
O domínio leonino persistia, com o perigo a rondar constantemente a baliza encarnada, mas, uma vez o poste (remate de Alex) e Zé Carlos com um punhado de boas intervenções, iam adiando o golo do Sporting, que só surgiu aos 16', quando Alex recebeu no peito um passe directo de João Benedito, e depois, com um excelente trabalho sobre Pedro Costa, finalizou com um remate muito colocado, indefensável para o guarda-redes contrário. Só que na resposta o Benfica repôs a igualdade, após uma excelente combinação entre Arnaldo e Zé Maria, com o primeiro a aparecer em posição privilegiada, colocando a bola fora do alcance do desamparado João Benedito.
Dois minutos depois, uma desatenção da defensiva da casa, permitiu uma transição rápida do Benfica, com Arnaldo a descobrir muito bem César Paulo, que isolado, não teve dificuldade de bater pela terceira vez o guarda-redes leonino.
Quando tudo parecia que o resultado não iria sofrer mais alterações antes do tempo de descanso, eis que uma falta desnecessária de um defensor encarnado, fez com que Café se encaminhasse para a marca dos 10 metros, numa altura em que o Benfica já tinha atingido as 5 faltas. O internacional brasileiro não desperdiçou a benesse a escassos 13 segundos do intervalo, empatando de novo a partida.
O jogo transfigurou-se por completo no segundo tempo, pois o Benfica apareceu mais personalizado, perto do nível que tem habituado os seus adeptos. Não foi por isso de estranhar que César Paulo voltasse a dar nova vantagem à sua equipa, quando o cronómetro registava 23'. O pivot brasileiro trabalhou brilhantemente sobre Bibi e beneficiou de alguma sorte na hora de finalizar, pois ainda houve um ressalto no pé de um jogador do Sporting, antes da bola entrar na baliza. Dois minutos mais tarde, o Benfica ampliou a sua vantagem, num lance em que Gonçalo Alves aproveitou da melhor maneira uma defesa incompleta de João Benedito, depois de um primeiro cabeceamento de César Paulo.
O Sporting acusou os golos do adversário e a equipa passou a jogar de forma mais intranquila, arriscando por diversas vezes alguns remates precipitados sem coberturas ofensivas. Os leões nunca deixaram no entanto de procurar o golo que os fizesse lançar de novo na discussão do resultado. Mas foi mais uma vez o Benfica a marcar, beneficiando do oportunismo do capitão André Lima e sobretudo da displicência incrível de Davi, que não foi lesto a afastar a bola perto da linha de golo.
Paulo Fernandes resolveu então mudar de estratégia, arriscando tudo no 5x4, com Evandro a jogar como guarda-redes avançado. E o risco assumido pelo técnico leonino foi premiado aos 36', com Alex a colocar a diferença no marcador de novo nos dois golos, na sequência de um pontapé cruzado sobre o lado esquerdo do ataque verde e branco.
Só que, até ao final, o resultado não viria a sofrer mais alterações, assistindo à festa dos encarnados, que revelaram um grau de eficácia elevado no aproveitamento das oportunidades de golo, perante um Sporting que fez uma primeira parte de grande nível, quebrando de produção na segunda metade.

Sem comentários: