sábado, 6 de setembro de 2008

Campeão começa com uma goleada


Jornada inaugural da Liga


O Benfica começou da melhor maneira o ataque o "tri" ao golear esta sexta-feira o Sassoeiros, por 6-0, na jornada inaugural do Campeonato Nacional, tendo a sua longa supremacia sido materializada com três golos em cada metade da partida.

Bastaram dois minutos para que o marcador disparasse a favor do Campeão Nacional, com o golo nº1 a surgir através de um remate colocado de Gonçalo Alves após uma assistência recuada de Arnaldo.

O Sassoeiros, que jogou sempre na base do contra-ataque, sofreu o segundo tento aos 12', na sequência de uma primorosa jogada de entendimento, num canto, entre Gonçalo Alves e Rogério Viela, concluída por este último com um desvio ao segundo poste.

A magia de Ricardinho

A um minuto do intervalo o Benfica reforçou a sua capacidade de eficácia nos cantos com mais um golo de laboratório, desta feita concretizado por Gonçalo Alves, que, aos 18', havia falhado a hipótese de bisar no jogo mais cedo ao falhar um livre de 10 metros.

A vantagem confortável no final primeiro tempo foi poderia ter sido bem mais ampla visto que, além do livre desperdiçado por Gonçalo, a equipa falhou dois golos em situação isolada de dois para um.

Na etapa complementar, a equipa foi mais sólida em termos defensivos, conseguindo importantes recuperações posicionais, e também foi mais forte nas acções colectivas. E a recompensa pela subida qualitativa do jogo traduziu-se em três golos de belíssimo efeito, tendo o primeiro (23') sido uma bela "obra de arte" de Ricardinho (finalização espectacular com um toque de calcanhar após um passe lateralizado de João Marçal).

Colectivo a crescer

A partir daqui, o Sassoeiros caiu bastante anímica e fisicamente e o Benfica, com outro andamento competitivo, foi aumentando o seu domínio no jogo, tendo o quinto golo surgido aos 26' pelo pé direito de Ricardinho (jogada de dois um com Pedrinho, após uma grande recuperação de bola por parte do jogador brasileiro).

A 10' do fim o Benfica atingiu a quinta falta, muito por culpa de um rigor excessivo da arbitragem, mas tal facto não impediu a equipa de manter uma considerável dinâmica ofensiva e, fruto disso mesmo, João Marçal fez o sexto golo aos 32', numa triangulação perfeita do colectivo encarnado.

Ricardinho impressionou pelos golos de belo efeito e pelas intercepções de grande nível e Gonçalo Alves demonstrou uma resistência física e consistência de jogo notáveis, sendo o jogador mais utilizado ao longo da partida. Uma referência ainda para as boas indicações fornecidas pelo jovem Anilton (possui um remate espontâneo e uma boa leitura de jogo).

Sem comentários: