terça-feira, 16 de setembro de 2008

Fair Play , sera que existe?

O desporto é parte integrante da sociedade e, por isso, subordina-se ao sistema de normas e valores nela predominantes.

O Fair Play no desporto como na vida quotidiana é utilizado de uma forma nem sempre condizente com os princípios que a palavra procura transmitir.

Como é sabido, o vocabulário Fair é inglês. Fairs eram mercados realizados na Idade Média em determinados dias festivos. Assumiram um papel de relevo da vida pública, a ponto de terem gerado uma ética de mercado. A franqueza, a honradez e a renúncia à fraude eram determinantes para uma vida saudável nos Fairs.

Fair, portanto, era um mercado gerido pela honestidade, lealdade, cavalheirismo, integridade, justiça e seriedade.

Este código ético serviu à burguesia para provar que o sucesso económico não ia contra a honra, que era possível ligar as duas coisas legitimando assim a sua ascensão.



Já o conceito de Fair Play no longínquo século XIX incorporava 3 exigências:



· O jogador devia dar o seu melhor para ganhar, atendendo porém ao cumprimento escrupuloso das regras;

· O jogador deve ser desafiado a visar o mais alto rendimento, pelo que deve procurar também o adversário mais difícil possível e forçar este a dar o melhor de si e a tentar vencer;

· O espectador deve ser imparcial.



No entanto, a mesma palavra (Fair Play), do Sec.XIX, tem um significado diferente.

O significado é diferente devido a uma sociedade que se confunde com um sistema amoral, dado que o primeiro objectivo é a tentativa de impor brutalmente a vantagem pessoal em detrimento do interesse geral.

Alguns dos factores que influenciam a imagem negativa do Fair Play são os agentes do desporto e os próprios desportistas.

Estes na disputa da vantagem dos seus interesses, ignoram o Fair Play sem se sentirem minimamente incomodados. Para além de não se incomodarem com o “seu” Fair Play, presta também um mau serviço à comunidade ao prejudicar a imagem e o significado do Fair Play.

Pode o desporto ser diferente? Consentiram os poderes e os interesses, nomeadamente na economia e os media, que o desporto tenha como principal objectivo o verdadeiro espírito desportivo?

O desporto sendo um reflexo do que envolve, nomeadamente a sociedade, está sujeito aos interesses da mesma, alternando dessa forma a verdade e o conceito do Fair Play.



Podemos concluir que não pode ser exigido ao desporto, o que o mundo não tem.



Fonte: João M. S. Moreira (Professor e tecnico de futsal)

Sem comentários: