sábado, 25 de outubro de 2008

Falcão: Agora estou realizado




Veja a entrevista exclusiva do craque Falcão feita pela Fifa.com
Falcão é um homem feliz. Depois das frustrantes derrotas para a Espanha na Guatemala 2000 e na China Taipei 2004, o ídolo máximo do futsal brasileiro conseguiu conquistar a sua primeira Copa do Mundo da FIFA no Brasil e às custas dos espanhóis.

Como se fosse pouco, o famoso camisa 12 da seleção brasileira reafirmou a condição de melhor jogador do mundo ao ganhar a Bola de Ouro pela segunda vez consecutiva. A cereja do bolo foi a Chuteira de Prata, conquistada como vice-artilheiro da competição. Com a medalha no pescoço e ainda vestindo a camiseta de jogo, o pivô conversou com exclusividade com o FIFA.com.

Como se sente neste momento?
Estou feliz. Só lamento ter torcido o joelho e não ter podido ajudar a equipe até o final a conseguir a vitória. Agora me sinto um jogador completo, estou realizado. Há quatro anos ganhei os prêmios individuais, mas precisava ser campeão do mundo. Agora, ganhar o título, ser o melhor jogador e terminar como vice-artilheiro do torneio é demais. Não posso pedir nada mais.

O que significa ter conquistado o primeiro título mundial em casa?
Uma alegria enorme, porque coroa 12 anos de tentativas com a seleção. Além disso, o título chegou em um momento especial e em um lugar especial: aqui no Brasil, em frente às nossas famílias. É uma sensação incrível.

O que achou da final?
Foi uma partida muito igual entre duas equipes que se conhecem muito e fizeram um grande espetáculo. O meu coração sofreu bastante, mas pelo menos conseguimos ganhar da Espanha da mesma forma que ganharam de nós em 2004.

Acha que o título do Brasil foi justo?
É claro que sim, não tenho dúvida de que merecemos ganhar. Foi um trabalho de quatro anos, durante os quais a equipe foi crescendo e aprendeu a jogar um futebol eficaz e que hoje se coroa com o título mundial.

Você se imagina disputando o seu quarto mundial daqui a quatro anos?
Quero seguir jogando com a seleção e aproveitar o fato de ser campeão do mundo vestindo esta camiseta. Vou ter 35 anos na próxima Copa do Mundo, teremos de ver como as coisas vão andar, mas tenho o desejo de jogar mais uma.

Qual a sua opinião sobre o nível do futsal atualmente?
À exceção das equipes em processo de aprendizagem, e contra as quais os resultados obviamente desvalorizam um pouco o nível do futsal, vi um avanço significativo na grande maioria. O Irã, por exemplo, ficou fora das semifinais após perder apenas uma partida, mas a Itália terminou em terceiro depois de perder três. Portugal está muito bem. A Rússia me impressiona, pois está fazendo as coisas bem e, em quatro anos, será um dos rivais a serem batidos. Vamos ter de ir preparando a nova geração para competir em pé de igualdade.

fonte:site do falcao e fifa.com

Sem comentários: