sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Lyon-Benfica, 2-0



Dar a volta nos próximos três jogos

O Benfica saiu esta quarta-feira derrotado do campo do Lyon, em jogo a contar para a 3.ª jornada da Liga dos Campeões. Os objectivos dos “encarnados” continuam, no entanto, intactos, uma vez que há mais três encontros para realizar na competição.

O Lyon entrou com movimentações rápidas e constantes entre os seus jogadores, mas o Benfica soube lidar bem com isso nos minutos iniciais do encontro. A equipa “encarnada” funcionou como um bloco, travando rapidamente as iniciativas atacantes dos franceses.

Sob a batuta de Carlos Martins e Pablo Aimar, o Benfica começou a colocar em sentido a defesa dos visitados. O primeiro lance de perigo dos “encarnados” foi construído aos 14 minutos, altura em que o argentino Javier Saviola surgiu do lado esquerdo do ataque a cruzar para um cabeceamento de Alan Kardec. O perigo voltou a rondar a baliza do Lyon aos 20 minutos. Carlos Martins rematou de fora da área, mas o remate foi desviado por um defesa contrário, evitando assim males maiores para o Lyon.

Num momento em que estava por cima do adversário, o Benfica foi penalizado num lance esporádico do Lyon. Depois de ter rematado ao poste por intermédio de Michel Bastos (21’), a equipa de Claude Puel marcou no mesmo minuto, através de um cabeceamento de Briand.

O Benfica teve de correr atrás do prejuízo, mas foi esbarrando na barreira defensiva do Lyon. Aos 39 minutos, Saviola foi derrubado à entrada da área, contudo, o árbitro espanhol Alberto Undiano Mallenco não assinalou incrivelmente qualquer infracção. Por outro lado, o juiz já foi implacável para uma falta cometida por Gaitán (43’).

Com menos uma unidade no terreno, o Benfica não conseguiu travar a entrada forte do Lyon no segundo tempo. Os franceses entraram determinados em conseguir o segundo golo. Após ter desperdiçado duas jogadas de perigo (46’ e 49’), Lisandro bateu o guarda-redes Roberto após uma recarga a remate do próprio avançado argentino (51’). O guardião espanhol esteve em grande plano nos “encarnados”, travando brilhantemente os remates de Michel Bastos (58’ e 62’) e Gourcuff (62’).

Depois destes lances e, apesar de jogar com menos um jogador, o Benfica conseguiu assentar o seu jogo e subir paulatinamente no terreno. Os “encarnados” ainda incomodaram a baliza do Lyon, mas não foi decididamente uma noite positiva.

Na outra partida do agrupamento, o Schalke recebe e venceu o Hapoel Tel-Aviv por 3-1. Com este resultado, os alemães passaram a ocupar o segundo lugar com seis pontos na tabela. Ainda assim, as aspirações do Benfica continuam perfeitamente intactas na competição.

O Benfica apresentou a seguinte equipa: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia, Carlos Martins (Salvio, 77’), Pablo Aimar (Jara, 71’) e Nicolás Gaitán; Saviola (César Peixoto, 57’) e Kardec.

Sem comentários: