sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Schalke 04 - Benfica, 2-0



Continua tudo em aberto

O Sport Lisboa e Benfica perdeu esta quarta-feira frente ao Schalke 04 por 2-0, na segunda jornada do Grupo B da Liga dos Campeões. Os “encarnados” realizaram uma boa exibição, mas os alemães foram mais felizes.

Os jogadores do Sport Lisboa e Benfica marcaram presença muito cedo. No primeiro minuto, Cardozo apareceu em boa posição dentro da área, mas deixou-se antecipar. Assistiu-se a uma entrada autoritária em campo, com uma pressão muito alta, a não deixar os alemães saírem a jogar tranquilamente. O posicionamento dos “encarnados” obrigou o Schalke a encostar atrás.

Aos seis minutos, a equipa de Jorge Jesus criou muito perigo em dois cantos consecutivos. Primeiro com Luisão a aparecer no primeiro poste e a obrigar Neuer a defesa por instinto e no segundo, Carlos Martins colocou a bola no poste mais longínquo, criando dificuldades para o guardião alemão.

Na resposta o Schalke até conseguiu colocar a bola na baliza de Roberto, mas o lance já estava interrompido por fora-de-jogo. Boa decisão do árbitro italiano Gianluca Rocchi.

Aos 13 minutos surgiu a melhor oportunidade da partida até então. Saviola apareceu sozinho no segundo poste e não marcou por centímetros. Este remate do argentino congelou a Arena de Gelsenkirchen.

Com o passar dos minutos, a equipa de Felix Magath conseguiu “sacudir” a pressão do Benfica, mas os campeões nacionais tiveram sempre um maior ascendente ofensivo. Era notório o “pânico” dos alemães, sempre que os comandados de Jorge Jesus partiam para a frente, tanto em ataque organizado, como em contra-ataque.

Aos 40 minutos, Roberto foi gigante! Grande jogada de entendimento entre Jurado e Raúl, com o ex-jogador do Real Madrid a atirar ao poste e na recarga Roberto fez a defesa da noite a Rakitic. Uma defesa de grau muito elevado a demonstrar toda a qualidade do guardião do Benfica.

Ao intervalo era justo afirmar que o Benfica esteve por cima e que realizou uma exibição conseguida e muito adulta. Ficou, apenas, a faltar a cereja no topo do bolo.

Para o segundo tempo, Jorge Jesus apostou em Salvio para o lugar de Gaitán e cedo se viu que o argentino queria mostrar serviço. Nos primeiros minutos esteve em bons lances de ataque, demonstrando que a equipa queria manter a mesma postura dos primeiros 45 minutos.

Os primeiros vinte minutos trouxeram um jogo ligeiramente diferente a nível táctico. Ambos os meios-campos deram mais espaço e os jogadores deste sector não marcaram os adversários tão em cima como na primeira parte, o que deu azo a diversas jogadas rápidas pelos flancos. Com esta atitude, a partida ficou mais rápida e intensa e qualquer erro do sector defensivo podia ser fatal.

Aos 73 minutos o Schalke chegou ao golo. Contra a corrente de jogo, e na sequência de um centro do flanco esquerdo, Farfán recebeu a bola no segundo poste e inaugurou o marcador. Volvidos três minutos, Fábio Coentrão apareceu com perigo na esquerda, mas Kardec e Salvio não conseguiram responder ao centro do número 18 do Benfica.

Quando faltavam cinco minutos para o apito final, o Schalke fez o segundo golo por intermédio de Huntelaar, numa jogada de contra-ataque.

Esta derrota não belisca as aspirações do Benfica, em chegar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Na próxima jornada, os campeões nacionais deslocam-se ao Stade de Gerlain para defrontar o Olympique Lyon, no dia 20 de Outubro.

O Sport Lisboa e Benfica apresentou o seguinte onze: Roberto, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, César Peixoto, Javi García, Gaitán (Salvio 45’), Carlos Martins, César Peixoto, Saviola (Aimar 62’) e Cardozo (Alan Kardec 70’).

Sem comentários: