domingo, 11 de março de 2012

22.ª jornada da Liga

P. Ferreira – Benfica, 1-2: Reviravolta em cinco minutos


O Benfica ganhou este domingo no recinto do Paços de Ferreira por 1-2, ficando, assim, a um ponto do primeiro lugar da Liga Portuguesa. Foi uma vitória do acreditar e da qualidade do futebol benfiquista.







Intensidade, muita intensidade. Foi isso que se viu por parte da equipa benfiquista desde o apito inicial frente ao Paços de Ferreira. Numa partida em que Capdevila, Nolito e Saviola foram as novidades apresentadas pelo treinador Jorge Jesus, o Benfica começou a chegar com perigo junto das redes de Cássio aos três minutos. O remate do espanhol foi travado pelo guarda-redes da formação da casa.



O Benfica continuou a mostrar a sua força ofensiva, obrigando o Paços de Ferreira a recuar no relvado. Aos 15 minutos, Saviola surgiu bem posicionado na área, contudo, o remate foi novamente defendido por Cássio.







Sempre com mais iniciativa de jogo e com olhos na baliza contrária, a formação da Luz voltou a estar muito perto de abrir o activo na Mata Real. Bruno César cruzou do lado direito, mas Cardozo não conseguiu chegar a tempo de empurrar o esférico para dentro da baliza (24 minutos).







Numa das poucas iniciativas que tinha tido até então, a equipa da casa chegou à área do Benfica e conseguiu, incrivelmente, abrir o marcador. Michel foi o autor do golo adversário (28 minutos).







Um resultado completamente injusto. Se dúvidas houvesse, o Benfica teve 63% de posse de bola contra 37% dos pacenses.









Saltar do banco para ajudar à reviravolta



O treinador Jorge Jesus mexeu ao intervalo, fazendo entrar Gaitán e Nélson Oliveira para os lugares de Nolito e Saviola. E foram precisamente os jogadores que entraram que estiveram na origem do primeiro golo. Nélson Oliveira escapou pelo lado direito e cruzou para o interior da área, onde surgiu Gaitán a concluir ao segundo poste. Cardozo também desempenhou um papel importante, já que deixou passar a bola para o desvio eficaz do argentino (63’).



Depois de concluir a primeira etapa de chegar ao empate, o Benfica atacou o golo da reviravolta. E foi na cobrança de um livre directo que a equipa alcançou esse objectivo. De forma irrepreensível, Bruno César colocou a bola no fundo das redes de Cássio (68’).







Com entradas completamente fora de tempo, o Paços de Ferreira ficou reduzido a nove jogadores (Michel, 75’; Ricardo, 87’). Mas a arbitragem de Bruno Esteves já não esteve tão bem relativamente ao Benfica, pois ficaram pelo menos duas grandes penalidades por assinalar. Se tivesse cumprido o critério de arbitragem, Bruno Esteves teria de ter marcado três castigos máximos a favor do Benfica, um sobre Bruno César (42’) no primeiro tempo e duas sobre Nélson Oliveira (83’ e 90’).







Apesar destas situações, o Benfica cumpriu o seu objectivo e somou três pontos. Na próxima jornada, a equipa vai receber o Beira-Mar.







O Benfica alinhou com a seguinte equipa: Artur Moraes; Maxi Pereira, Jardel, Luisão e Capdevila, Javi García, Witsel, Bruno César e Nolito (Gaitán, 45’), Saviola (Nélson Oliveira, 45’) e Cardozo (Rodrigo, 90’).



Sem comentários: