quinta-feira, 29 de março de 2012

| Benfica – Chelsea, 0-1: Há mais 90 minutos!

Na primeira noite europeia depois se ter conhecido que a Catedral irá ser o palco da final da edição 2013/2014 da Liga dos Campeões, o Estádio da Luz engalanou-se para receber o embate entre o Benfica e o Chelsea. Numa partida em que foi totalmente superior, a equipa comandada por Jorge Jesus foi traída por um golo aos 74 minutos, mas nada está perdido.




Estar entre as oitos melhores equipas da Europa é um desejo que muitos emblemas têm, mas nem todos conseguem concretizar tal desiderato na sua história. E a história fala por si, bastando recordar que o Sport Lisboa e Benfica é o terceiro clube com mais presenças nos quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus / Liga dos Campeões.







A ambição de ganhar do Benfica é, portanto, ilimitada desde sempre e foi com essa ambição, aliada um grande espírito de entreajuda, que os jogadores entraram em campo para mais um confronto na Liga dos Campeões. E este foi um desafio marcado pela particularidade de ser inédito, já que os dois emblemas nunca se tinham defrontado em termos oficiais.







Para a partida da primeira-mão dos quartos-de-final da “Champions”, o treinador Jorge Jesus apostou numa defesa composta por Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Emerson; num meio-campo com Javi García, Witsel, Bruno César, Gaitán e Aimar, ficando Cardozo como referência de ataque.







Do lado do Chelsea, nota para os regressos de David Luiz e Ramires a uma casa que bem conhecem. Com uma estratégia bem ao estilo italiano, até porque o seu treinador é dessa nacionalidade, a formação inglesa fechou-se bem atrás, a lembrar muitas das equipas do Campeonato Nacional que passam pelo Estádio da Luz. Mas não…foi mesmo o Chelsea, emblema com outras aspirações, que quase foi uma sombra durante o primeiro tempo. O único lance de perigo mais iminente aconteceu aos 40 minutos, no entanto, o remate de Raul Meireles foi muito bem defendido por Artur Moraes.







O Benfica procurou criar desequilíbrios junto do conjunto contrário, nomeadamente pela ala direita, mas as jogadas nem sempre tiveram o final desejado. Cardozo, aos 14’, 18’ e 28 minutos, tentou acertar no alvo, seguindo-se mais tarde os remates de Bruno César (32’ e 36’).







Domínio claro traído por golo de Kalou









Já diz o hino do Benfica que “tenho a genica que a qualquer um engrandece”. Foi com essa genica inconfundível do Glorioso que começou o segundo tempo, com Cardozo a ser o primeiro a estar muito perto do golo, valendo um corte de David Luiz que impediu, assim, que o marcador fosse aberto (47’). O mote estava lançado e Bruno César voltou a aparecer, desta feita com mais um remate de longe (50’).







O Benfica continuou a carregar literalmente sobre o Chelsea, colocando os defesas visitantes em dificuldades. Foi numa dessas jogadas que o árbitro italiano Paolo Tagliavento não viu John Terry cortar um cruzamento com o braço, ou seja, não foi assinalada uma grande penalidade a favor do Benfica (59’). Na resposta, o Chelsea foi até à área “encarnada” por intermédio de Mata, jogador que rematou ao poste (60’).







Foi um lance totalmente contra a corrente de jogo e ao qual os pupilos de Jorge Jesus não perderam tempo a reagir. Com um ritmo de jogo muito alto, o Benfica voltou a estar perto do tão merecido golo. Um remate de Witsel foi desviado por cima da barra (64’), enquanto um cabeceamento de Jardel foi incrivelmente parado pelo guarda-redes do Chelsea (66’).







O futebol é, claramente, uma modalidade onde é difícil aceitar certos resultados. Foi o caso desta noite, já que o Chelsea conseguiu sobreviver ao domínio benfiquista e marcar num lance totalmente esporádico. Kalou foi o autor do tento (74').



Apesar deste resultado em casa (0-1), a eliminatória está totalmente aberta. O jogo da segunda-mão é no próximo dia 4 de Abril, em Stamford Bridge.



O Benfica alinhou com a seguinte equipa: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Emerson; Javi García (Nolito, 81’), Witsel, Bruno César (Rodrigo, 69’), Gaitán e Aimar (Matic, 68’); Cardozo.



Sem comentários: